Vamos brincar com um quadro famoso


Quem acompanha o blog sabe que as atividades de artes são uma maneira de eu me manter conectada com a minha filha mais velha, a Carol. Ela gosta de trabalho manuais, eu também, então fica gostoso propor coisas novas, como brincar com um quadro famoso, por exemplo.

A brincadeira que é inspirada nos Grandes Mestres da História da Arte

A gente vive falando que é melhor e mais fácil aprender alguma coisa  quando estamos brincando. Isso vale para tudo: matemática, ciências, linguagem e artes. Por aqui, eu faço de tudo um pouco. Mas devo confessar que é nas brincadeiras de linguagem e artes que me divirto mais! Adoro poder trazer um pouco do universo dos Grandes Mestres da História da Arte para o tempo junto com as meninas.

A inspiração para a atividade de hoje é o artista dadaísta francês Marcel Duchamp que fez uma intervenção artística e, em 1919, colocou um bigode na Mona Lisa, a obra de Leonardo da Vinci que é considerada o quadro mais famoso do mundo. O quadro de Duchamp acabou ganhando o nome L.H.O.O.Q e ganhou a sua parcela de fama também.

O convite de hoje é separar materiais para que seus filhos, aí em casa, virem Duchamp por um ida e possam fazer uma Mona Lisa divertida também.

Como fazer a sua Mona Lisa

Primeiro você precisar procurar uma imagem da Mona Lisa na internet para baixar e imprimir. Depois junta com os materiais de artes que tiver em casa. Aqui em casa, você sabe, o armário de materiais é bem vasto e por isso temos:

. tecido
. glitter
. cola
. tesoura
. papéis coloridos
. canetinhas

Vamos brincar com um quadro famoso - materiais

Para ser uma atividade bem bacana, é importante deixar a criança livre para fazer o que quiser com a obra.

Vamos brincar com um quadro famoso - carol pintando

Quando terminou, a Carol me falou que tinha feito um cartaz para uma campanha anti-bullying. Ela fez uma Mona Lisa Extra-Terrestre para mostrar que cada um pode se expressar como quiser. Ui. Era para ser só uma brincadeira e olha no que deu!

Vamos brincar com um quadro famoso - desenho pronto

Se você não tem tantos materiais em casa, não tem problema. Dá para brincar com um quadro famoso mesmo que você só tenha cola, tesoura e uma caneta preta.

Vamos brincar com um quadro famoso - outros exemplos

E assim as crianças aprendem a fazer arte brincando!

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião