Brinquedo caseiro para despertar a atenção e a curiosidade do seu bebê


Se você é mãe, pai, avôs de primeira viagem talvez não saibam que a audição é um sentido que já está praticamente formado quando o bebê nasce. Os ruídos, as vozes, as músicas são uma das primeiras formas de contato com o mundo que eles têm. E a audição pode ser uma porta para despertar a atenção e a curiosidade do seu bebê.

Por isso mesmo, o chocalho é um brinquedo que vale à pena você ter em casa para brincar com seu filho logo nos primeiros meses. Tem um post aqui no Tempojunto em que damos uma lista de tipos de brinquedos legais para os bebês que você pode gostar.

Conforme o bebê cresce, diminui o interesse pelo chocalho pequeno. É hora então de apresentar novidades a ele. Uma delas é este brinquedo caseiro que costumamos brincar com crianças mais velhas, mas também é ótimo para bebês entre 6 e 10 meses: um chocalho feito de sementes.

Espanto e curiosidade

Para fazer este brinquedo, você precisará de uma garrafa plástica transparente com tampa. Melhor ainda se a garrafa for de um tamanho que seu bebê consiga segurar com suas próprias mãos. E sementes diversas. Pode ser um pouco de feijão, arroz, milho ou o que você tiver na sua casa. Um pequena quantidade é suficiente.

Para começar a brincadeira, eu chamei a Luciane, que é mamãe da Luísa. Ela se sentou com a filha, ficando de costas para ela, sem deixar que a Luísa visse o chocalhão. Então, ainda sem mostrar o brinquedo caseiro, a Luciane fez um barulho com as sementes. A primeira reação da Luísa foi se espantar com o barulho. E ficou curiosa.

Logo depois, a mamãe mostrou o chocalho e repetiu o barulho uma, duas, três, quatro vezes. A Luísa percebeu que aquele objeto diferente na mão da mãe dela era a origem do som que estava ouvindo. Parece simples, mas para um bebê, este raciocínio é muito importante. Estimula a descoberta e as conexões de causa e efeito no cérebro. Além da capacidade de antecipar o que irá acontecer (mamãe mexe no objeto e fará barulho) e a satisfação de comprovar que estava certo (fez mesmo o barulho!). Olha a cara de concentrada e depois feliz da Luísa com sua descoberta.

Confiança em si mesmo

A próxima etapa da brincadeira foi entregar à Luísa o chocalho para que ela tentasse reproduzir o barulho feito pela Luciane. Alguns bebês podem expressar raiva nesta hora porque o barulho deles não é igual ao do adulto. Este é o momento de incentivarmos e aplaudirmos quando eles conseguirem chacoalhar o brinquedo, mesmo que só um pouco.

Com o tempo, ele vai aprender que consegue exercer um impacto sobre o mundo e as coisas (quando eu brinco com o chocalho, consigo reproduzir o barulho). E isso trará mais confiança em si mesmo, abrindo espaço para outras descobertas e para a segurança de descobrir que é possível controlar sozinho algumas coisas ao seu redor.

O que achou desta brincadeira? No fundo, ela é bem simples, mas a riqueza dela é que faz com que tudo seja muito mais divertido. Só um alerta que faço sempre: todas as brincadeiras aqui tem o propósito de ser um tempo junto entre você e seu bebê. Então, não o deixe brincando sozinho com o chocalho, mesmo que a tampa esteja bem vedada ok?

E se você quer acompanhar todas as brincadeiras que postamos aqui sobre bebês, inscreva-se na nossa Newsletter. Semanalmente, você recebe um e-mail com nossas dicas de brincar separadas por faixa etária.

+ Não existem comentários

Deixe sua opinião