Atividades para bebês de 0 a 6 meses – Introdução


Estou no meu décimo primeiro post e até agora só escrevi sobre a Carol. Parece até que não tenho tempo junto com a Gabi! Claro que tem! E além do tempo natural da mamada e do carinho, tem um monte de atividades que podem ser feitas com bebês. No caso deles, a preocupação deve ser tentar fazer, em casa, atividades que contribuam para o seu desenvolvimento e estreitem, ainda mais, os vínculos com a família.

Quando a Carolina nasceu, como a maioria das mães de primeira viagem, eu não tinha e menor ideia do que fazer com ela. Considerando que a família mora longe e eu e meu marido trabalhamos, optamos por ter uma babá para nos ajudar e, tanto no caso da Carol quanto no caso da Gabi, pudemos contar com pessoas experientes com recém-nascidos para nos ajudar. A isso soma-se as excelentes dicas da minha pediatra e toda a literatura que eu pesquisei sobre bebês para formar um conjunto de atividades para se fazer em casa com os pequenos que eu pratico no cotidiano e que, a partir de agora, compartilho com vocês.

O ponto de partida é entender o que esperar de cada estágio do desenvolvimento do bebê. Eu bem que procurei para postar aqui uma figura chamada “Quadro do desenvolvimento da Criança”, feito pela Abbott Nutrition, com uma visão detalhada da evolução mensal de habilidades como controle da cabeça e tronco sentado, controle da rotação da cabeça e do tronco, uso do braço e da mão, linguagem compreensiva, linguagem expressiva… e por aí vai. Pena que não achei. Não tenho a menor ideia do porque a Abbott não tem isso fácil de ser consultado na internet. A Ione, a babá da Gabi, tem um desses e eu acho um dos melhores resumos deste tipo de informação que já vi. Como o quadro não é meu, em respeito a direitos de quem o fez, não vou fotografar e postar. Mas vou usar as informações de base para dar contexto às ideias que vou dividir com vocês nesta série de posts.

Também vou usar bastante dicas de um livro que tenho desde quando a Carol nasceu e que infelizmente está com a versão em português esgotada. O Livro chama-se “Baby Einstein – Guia para os pais”. Se você gostar das minhas dicas baseadas nele e quiser comprar, pode tentar em sebos ou, se tiver a facilidade de ler inglês, comprar da Amazon (veja o livro aqui).

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.