Série Desenvolvimento do Bebê – Parte 1


Este é o primeiro post da série Desenvolvimento do Bebê. Esta série nasceu de uma conversa a minha fisioterapeuta, a Letícia, sobre minhas dúvidas com relação às atividades que eu poderia fazer em cada fase do crescimento da Gabi. Quem leu a série “Atividades para Bebês de 0 a 6 meses” viu que eu tenho em casa um quadro da Abbott Nutrition chamado “Quadro do Desenvolvimento do Bebê” que me ajuda muito na hora de entender o que está acontecendo e o que esperar da evolução da Gabi. Mas, mesmo com ele, eu tinha dúvidas sobre como exercitar algumas funções. Por exemplo, o que eu poderia fazer em casa, na hora das atividades, para ajudar a Gabi a sentar, rolar ou engatinhar?

Pois bem, bastou eu falar sobre essas dúvidas com a Letícia para, imediatamente, ela se oferecer para me ajudar, me ensinando exercícios específicos para bebês. Só que eu pensei: por que ensinar só para mim? Não seria útil compartilhar esta informação com os pais e mães que seguem o tempojunto? Começamos a preparar um material que pudesse ser transformados em posts que você vai poder ler aqui no blog durante 3 semanas, sempre às terças e quintas. Serão 6 posts ao todo.

O ponto de partida para a nossa conversa é o quadro “Desenvolvimento do Bebê” que fizemos com os principais marcos do desenvolvimento neuropsicomotor de cada mês. A ideia é você ter um material simples de entender e que pode imprimir e carregar com você para todo lugar. Pode ter uma cópia na área de brincar do bebê, por exemplo, para que você tenha sempre essa “cola” no momento de fazer as atividades. É claro que é fundamental respeitar o ritmo e a característica de cada bebê. Nem todo mundo engatinha ao mesmo tempo, por exemplo. Eu tenho um amigo que tem um filho que nasceu três dias antes da Gabi e que já engatinha desde os 7 meses. A Gabi tem 9 e ainda está morrendo de preguiça de engatinhar. Por mais que a gente estimule, ela faz um drama e só se arrasta. Parece que ela vai ser uma daquelas crianças que sai andando! Por isso, não fique preocupada se o seu bebê não estiver exatamente dentro do que é descrito como esperado para cada mês e, na dúvida, sempre consulte o pediatra. O importante é saber que o bebê se desenvolve por estapas, da cabeça para o pé (ou seja, primeiro ele controla a cabeça, depois os ombros, depois a coluna e assim sucessivamente até chegar no pé e ser capaz de andar), e que quando ele adquire o controle de uma determinada capacidade é que se começa a desenvolver a capacidade seguinte (por exemplo, só consegue sentar o bebê que controla a cabeça).

A ideia aqui não é criar super bebês e nem acelerar o desenvolvimento deles. Mas sim dar insumos para que você possa estimular o bebê adequadamente, apoiando o seu desenvolvimento.  Para visualizar e imprimir o seu quadro “Desenvolvimento do Bebê“, basta clicar aqui: Série Desenvolvimento do bebe. Você terá acesso ao pdf tempojunto+Leticia Swoboda Castro. Caso goste do material e queira divulgar, sem problema. Só peço que coloque o link para este post e não para o pdf direto para que mais gente tenha chance de conhecer o tempojunto.com.

Printable Desenvolvimento do bebe

 

Nossa série começa com os movimentos que o bebê faz a partir dos 2 meses. Como a Gabi já tinha 7 meses quando começamos o trabalho, temos uma convidada especial para os dois primeiros posts da série: a linda Luiza, filha da Michelle e do Patrick. Essa princesa tinha 3 meses quando fizemos o video. Em cada post da série vamos mostrar um conjunto de atividades que pode ser feita respeitando a fase de cada criança. No post de hoje, temos as principais habilidades que um bebê apresenta a partir dos 2 meses: virar em direção ao som e manter a cabeça firme.

Veja no video como estimular o desenvolvimento dessas habilidades que a Luiza, com 3 meses, já domina totalmente!

Gostou desta sugestão? Você sabia que a gente tem um ebook gratuito cheio de dicas de como montar uma área de brincar para o seu bebê e quais brinquedos ter e porquê? Com ele você consegue saber como tirar o melhor proveito possível do espaço disponível em casa, sem precisar de um quarto de brinquedos e ainda sabe como montar uma brinquedoteca caseira estimulante. Para ter o seu ebook especial, basta clicar aqui para se cadastrar e receber o seu. É grátis!

Ah! E se você gostou das dicas, inscreva-se na nossa newsletter e toda semana você receberá nosso e-mail cheio de brincadeiras e novidades.

Foto da Leticia para curriculum

Letícia Swoboda Castro é fisioterapeuta formada pela USP em 1994. Especializada em patologias do sistema músculo-esquelético pela USP em 1995. Atua na área de Reeducação Postural Global (RPG), desde 1997, com formação especial em Escolioses, RPG em Gestantes, RPG na prática esportiva, RPG em cervicais e Leitura de Radiografias. Letícia também é mãe de duas meninas lindas!

3 Comments

Comente
  1. 2
    marta

    Fantástico.
    Sou Portuguesa e trabalho este ano letivo com bebés de berçário.
    obrigada pelas suas partilhas, são uma mais valia para o nosso trabalho.

    • 3
      Patrícia Marinho

      Oi Marta,
      Seja bem-vinda! Bom saber que temos alcance em Portugal. Espero que a gente continue ajudando bastante.
      beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.