
Da minha infância direto para a da Carol: Come-Come
Quem acompanha o blog deve ter percebido que eu gosto de valorizar as brincadeiras de antigamente. Primeiro foram os pés de lata e o telefone sem fio. Hoje, vou falar hoje sobre um brinquedo simples de fazer que é o come-come de origami.
Origami é algo que fazemos bastante aqui em casa e, por isso, volta e meia compro livros que possuem tutoriais. Gosto especialmente do que vem acompanhados do material de trabalho como esse aqui:
Esse livro é ótimo porque vem com os papeis e adesivos, como o de olhinhos, que ajudam a completar as figuras. Para hoje, selecionamos a atividade Jogo da Sorte, também conhecida como abre e fecha, mas que chamamos de Come-Come. Todo o material necessário vem no livro. Só precisamos adicionar canetinhas e mãos a obra:
O que é o Come-Come
Para quem não lembra, o jogo é aquele em que uma pessoa tem que falar um número de 1 a 10 e quem está com o Come-Come na mão abre e fecha até fechar no número. A pessoa que falou o número então pede uma cor e aí quem está com o Come-Come lê a frase que está escondida no papel.
Uma das melhores partes da brincadeiras é escolher as frases que vão para o jogo. Tem as coisas boas, como “Você é Linda” ou “Você receberá notícias boas”, e as coisas negativas, como “Você é bobo”. Minha filha faz questão de dizer para as pessoas, antes de jogar que, se sair alguma frase ruim, é só brincadeira. Ela não quer deixar ninguém magoado no fim.
O jogo pronto tem essa cara aqui:
Para quem sentiu saudade do jogo e ficou com vontade de fazer, aí vai um link para um vídeo que explica passo a passo como fazer.
Curtiu este post? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.
Meu filho e seus amigos do Santo Agostinho estão sempre fazendo, eles adoram! Inclusive, a professora de Geografia ensinou a fazer um com a matéria da prova, pra ajudá-los a estudar. Achei uma ótima idéia!
Ótima ideia mesmo!
[…] 5. Fazer Origami […]
Eu achei muito legal
Que bom!
[…] Eu não sei quanto a você, mas eu adorava fazer come-come quando era pequena. Passou o tempo e a Carol adora também. Se quiser lembrar como se faz, dá uma olhada no post que fiz falando sobre isso! […]
[…] Tempojunto já ensinou as famílias a fazerem o Origami do Macaco e sobre o jogo Come-Come. Hoje é a vez de aprender a fazer uma casinha de […]
[…] Tempojunto já ensinou as famílias a fazerem o Origami do Macaco e sobre o jogo Come-Come. Hoje é a vez de aprender a fazer uma casinha de […]
legal demais e divertido nao paro de brinca
Maravilha!
O link turma do Leleco não está mais disponível…
Obrigada por avisar, Renata. Acabei de colocar outro link.