Os livros de atividades que você tem que ter!


Pra quem já conhece o Blog, sabe que eu adoro livros! Eu já contei que ir à livrarias já se tornou um programa de Domingo e indicações de amigos e leitores de livros são sempre bem-vindas. Eu acredito que as crianças se tornam leitoras nos colos de seus pais, então introduzir histórias incríveis no dia-a-dia da Carol, que já sabe ler, é quase que automático.

Mas…e quando chegam as férias? Aí é a vez dos livros de atividades saírem da estante! Eles são verdadeiros baús de ideias para tornar os dias que as crianças estarão em casa em momentos de brincadeira e diversão. Eu adoro os meus e, inclusive, já mostrei alguns em posts anteriores.

Como as férias estão começando agora aqui em São Paulo, resolvi reunir os 7 livros que você tem que ter ou ler nessas férias, indicados pelo blog:

1- Para rir: “Piadas Para Rachar o Bico”, da editora Fundamento.

 

Série de quatro volumes que te farão rir por dias! A Carol adora fazer concurso de adivinhação das charadas, vendo quem sabe mais. Eu até mostrei algumas quando contei da minha paixão por ele. Um detalhe bacana é esse selo de ‘Proibido para Adultos’, que torna o livro mais especial para a Carol. É uma ótima sugestão também para levar na estrada ou no avião para ajudar a distrair em viagens longas.

2-Para desenhar: “Vamos fazer um monte de arte”, de Marion Deuchers

Gente, esse livro é perfeito pra se divertir, aprender a desenhar e ainda familiarizar as crianças com os mestres da arte. Cada página tem uma atividade diferente, que vão de ‘desenhe um cubo’ a ‘faça uma colagem como Matisse’. Em um Domingo, eu e a Carol trabalhamos na página do Van Gogh. É muita inspiração e referências artísticas. Vale muito a pena.

3-Para se desenvolver: “Brincadeiras criativas para o seu filho”, de Cristopher Clouder e Janni Nicol

 

Indicado pela minha amiga Tânia Hubner, leitora do Blog, esse livro com diversas atividades bacanas que ajudam no desenvolvimento das crianças de forma natural e holística, ligadas à linha Waldorf. Eu amei essa minha primeira dica de leitora e recomendo muito o livro, independente da linha pedagógica que você segue! Para os menoreszinhos, há a versão “Brincadeiras criativas para o seu bebê“, dos mesmos autores.

4-Para recordar: “Manual de Brincadeiras da Mônica”, da Editora Mauricio de Souza

Os gibis da Turma da Mônica são clássicos de leitura! Essa característica está presente também nesse livro, pois é  uma coletânea de jogos, brincadeiras e passatempos tradicionais. É o tipo do livro que todo mundo deveria ter em casa para recorrer na hora em que não se sabe o que fazer. A Carol disse que tinha que estar aqui e adorou usá-lo pra fazer as imbatíveis e atemporais pernas de lata. O manual é muito bacana por provocar conversas sobre as brincadeiras que nós, os pais, fazíamos na infância.

5- Para dobrar: “Origami”, do  Ciranda Cultural

Esse também me faz lembrar muito a infância, pois eu o usei pra fazer aqueles antigos Come-come de papel com a Carol. Esse livro ensina diversas dobraduras, com tutoriais muito bem explicados. Ele é, também, prático, porque vem não só com os papeis, como também com outros materiais que ajudam a incrementar sua atividade. Você só vai precisar mesmo de canetinhas e muita imaginação! Também é outra ótima dica de livro para garantir a distração em viagens longas.

6-Para aprender: “Pequenos cientistas na cozinha”, de Lisa Burke

Para aquelas crianças curiosas, esse é ideal pra aprender sobre ciência e despertar a curiosidade das crianças. O livro é cheio de experimentos super simples de fazer, como aquele que fiz com a Carol, ensinando sobre a densidade, mostrando se um ovo afunda ou boia na água. Qualquer hora vou fazer outros posts para mostrar mais experimentos que fizemos em casa.

7- Para construir: “Fabrica de Brinquedos”, de Ricardo Girotto

 

Também indicação de amiga, dessa vez Renata Bordon, esse livro ensina o passo-a-passo da construção de 12 brinquedos, inspirados em datas comemorativas. O legal dele é que ele mostra, no início, fotos explicativas sobre materiais reciclados, instrumentos e formas de pintar, cortar e inventar objetos.

Tem coisa melhor do que ter um inventor em casa? (:

Agora, se você já tem todos esses que indiquei, é hora de  transformar caixas de sucrilhos em lindos porta livros. Sua coleção vai ficar completa e ainda mais bonita.

E se você tiver algum livro para indicar, conte para mim. Vou adorar aumentar minha lista de recomendações!

Gostou da nossa dica? Aqui no Tempojunto, temos dicas de brincadeiras todos os dias e para todas as idades. Se você quiser, para não perder nossas novidades, inscreva-se na nossa newsletter e toda semana você receberá nosso e-mail cheio de dicas.

1 comment

Comente
  1. 1
    luzia

    Oi vcs podem dar uma nova lista de livros, pois destes só 3 ainda está disponível e com poucos exemplares. Amo suas dicas..bjs

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.