Como fazer um bebê sentar e levantar


Esta semana resolvi organizar melhor as postagens no blog e agora terças e quintas serão dedicados a bebês. Isso significa que, na maior parte dos casos, será a Gabi a estrela. Um dos temas que vou tratar é como transformar a hora da brincadeira em uma atividade capaz de estimular o bebê a se desenvolver e adquirir novas habilidades. Nada pode ser antecipado. Mas na medida que o bebê adquire uma habilidade, como controlar o pescoço, você pode ajuda-lo a evoluir, como por exemplo, fortalecer os ombros para que ele consiga se sustentar em quatro apoios, o que será fundamental para engatinhar.

Logo que a Gabi começou a esboçar a capacidade de se sentar, começamos a oferecer os dedos das nossas mãos como apoio para ela se levantar. A gente nunca puxa ela, mas sim deixa ela ter segurança para fazer força e se erguer. O primeiro desafio foi erguer o abdômen sem deixar o pescoço cair para trás. Depois ela começou a procurar nossas mãos para conseguir se movimentar. Olha aonde estamos agora:

Quem está fazendo a atividade com a Gabi é a Ione, a babá. Ela está só dando os dedos para apoio. Quem senta e levanta sozinha é a Gabi. Fez isso por um tempão, feliz da vida 🙂

Perceba que eu não falei quantos meses a Gabi tem nesse video. Foi de propósito. Isso porque cada bebê tem o seu ritmo e as vezes ficamos malucas com a comparação. Tem um bebê que eu conheço que é apenas 5 dias mais velho que a Carol e que já engatinha e fica em pé sozinho a um tempão. Ou seja, mais importante do que contar o mês certo para uma determinada atividade é observar o bebê e dar para ele condições de evoluir, no seu tempo.

Gostou das nossas dicas? Aqui no Tempojunto, temos dicas de brincadeiras todos os dias e para todas as idades. Se você quiser, para não perder nossas novidades, inscreva-se na nossa newsletter e toda semana você receberá nosso e-mail cheio de dicas.

2 Comments

Comente
  1. 1
    Elisa

    Otima essa atitude de nao contar qts meses tem a gabi! É isso aí, tem muita mãe que entra em neuras com as comparações.
    Bjs, estou lendo tudinho!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.