Mãos sensoriais. Mais uma atividade de descobertas para bebês.


Atualizado em 17/052021

Outro dia, quando falei sobre como fazer para o bebê ficar de bruços, eu recomendei um perfil que adoro no instagram, o @mamaecriaebrinca da terapeuta ocupacional Raquel Jaskulski. A Raquel fala bastante sobre descobertas sensoriais e foi com ela que aprendi a atividade que mostro hoje: as mãos sensoriais.

É muito simples de fazer. Você preenche luvas de látex com materiais de texturas diferentes, como o arroz, feijão e a lentilha que você vê na foto. Pode usar farinha, aveia, café… o que você tiver na cozinha.

Depois é só entregar para o bebê e deixar ele explorar este material tão rico. O bom é que ele pode levar na boca porque o látex é resistente e não rasga facilmente.

Essa foi mais uma atividade sensorial que a Gabi aprovou. Gravei até um vídeo para vocês verem a Gabi brincando.

Além da dica das mãos sensoriais, quero compartilhar com você um e-book que criei para mostrar como montei uma área de brincar para a Gabi. Eu queria um espaço que fosse, ao mesmo tempo, legal e estimulante para a minha filha. Na época ela tinha apenas quatro meses e eu pesquisei e coisas como:
. Que brinquedos eu deveria ter em casa?
. Que tipo de estímulos são adequados para uma criança pequena?
. E mais, que tipo de atividades eu poderia fazer com ela.

Desta pesquisa surgiu o conteúdo desse e-book gratuito que agora você pode receber e criar esse espaço na sua casa, com o mesmo carinho com o qual o fiz em casa. É o ebook Como montar uma área de brincar para bebês. Assim, você vai saber como usar o espaço disponível em casa, mesmo que seja um apartamento pequeno, para ter uma área estimulante. Vai ver também quais brinquedos ter nesse espaço e porquê. Para baixar seu material é só clicar aqui ou na imagem.

 

 

12 Comments

Comente
  1. 3
    Daniela Araújo

    Queria saber qual atividade adequada para 4 meses. Minha pequena desde 3 meses fica de bruço e rola…fico com medo de fazer estimulos inadequados.

    • 4
      tempojunto

      Oi Daniela! Obrigada pelo comentário. Sua preocupação é importante porque as habilidades do bebê precisam ser estimuladas na hora certa. Na barra lateral do blog tem um campo de busca. Coloque o termo “desenvolvimento do bebê” neste campo que você vai ver uma série de dicas para cada fase, desde o nascimento, com dicas da fisioterapeuta Leticia Swoboda Castro. Se tiver algum dúvida a mais, mande email para patricia@tempojunto.com! Ah e aproveite pra se cadastrar para receber as novidades por email. Bjs

  2. 5
    Gizella

    Muito interessante e fácil só q fico com medo dessa luva rasgar e a criança engasgar com o q quer q esteja dentro…não seria perigoso?

    • 6
      Patrícia Marinho

      Oi Gizella,

      Antes de mais nada, todas as atividades que recomendamos aqui no Tempojunto deve ser feitas com supervisão de um adulto, especialmente no caso dos bebês. Além disso, as luvas de boa qualidade não rasgam facilmente. O ideal é fazer é quando os bebês ainda não tem dentes ou estão no início da dentição. No caso da minha filha, eu a deixei brincar com a luva até a hora em que ela conseguiu fazer o primeiro fuinho. Daí foi a hora de parar para evitar engasgos desnecessários.

      Abraços,

      Patrícia

  3. 7
    maria aparecida silvano

    Boa noite! Gosto muito das suas informaçoes , agora que estou com o berçario 1 moro no Rio de Janeiro se puder gostaria muito da sua ajuda pois fiquei muito tempo afastada de creche,gostaria de orientacao de como montar um planejamento mensal e anual com bebes de 4 meses a 1 ano..Ficaria muito feliz se pudesse me ajudar por favor agradeço desde ja.

    • 8
      Patrícia Marinho

      Oi Maria Aparecida,

      Muito obrigada pelo elogio! Infelizmente não tenho formação em pedagogia e não me atrevo a achar que consigo dar dicas de como montar um planejamento para um educador. No máximo, me atrevo a dizer que temos várias ideias do Tempojunto que certamente são úteis pelo feedback que tenho de outros educadores. Se você olhar o nosso menu, vai ver que dá para fazer uma busca de atividades por idade.

      beijos e boa sorte com o seu trabalho,
      Patrícia

  4. 9
    Eliane Marques

    Muito bom, as ideias tenho um netinho de 9 messes ele tem Dow, gostaria de montar em casa espaço dedicado a ele,

    • 10
      tempojunto

      Eliane, que linda mensagem! Seu netinho vai amar! Temos um material gratuito, um ebook, que você pode baixar no seu celular, tablet ou computador e que ensina como montar uma área de brincar para bebês. Para acessar, clique neste link aqui bit.ly/EbookAreaBrincar e faça seu cadastro.

  5. 11
    Nathália

    Adorei as dicas !!! Minha filha está com 4 meses e estou doida para fazer com ela , ainda mais agora com esse tempo de reclusão ! Vou compartilhar com minhas amigas !! Sua Gabi hoje já deve está com uns 5 anos né ?! Que delícia !!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.