Hora do Experimento de Ciências: propriedades da água


Faz tempo que eu não escrevo para vocês sobre Experimentos de Ciências em casa. Falei sobre isso no meu post sobre a atividade  do ovo (“Afinal, o ovo bóia ou afunda na água?) e disse que precisava me policiar para apresentar esse tipo de estímulo para a Carol, para que ela se interesse por algo fora da área de humanas. Pois bem, aindei fazendo alguns experimentos por aqui e vou compartilhar para vocês aos poucos.

O de hoje foi sobre propriedades da água. E não estou falando de condensação e evaporação. Você se lembra daquela história de que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, não é? Então, vi esse post sobre o princípio do deslocamento nesse post do Kids Activities Blog, usando a água, e resolvi fazer o mesmo.

Você vai precisar de dois copos: um com água e outro com moedas.

material experimento moedas

A primeira pergunta é: o que acontece com a água quando colocamos moedas no copo? Carol estava com uma amiga e elas não tinha certeza se a água ia subir ou se ficaria no mesmo nível.

colocar moedas no copo

Começamos a colocar as moedas e foi fácil perceber que a água sobe na medida que o copo recebe as moedas. Isso acontece por conta do deslocamento da água, movida pelas moedas.

solta bolhas

Elas logo perceberam que saiam bolhas e começamos a nos questionar porque, até que saiu a teoria do deslocamento do ar!

O mais legal é no final. Quando continuamos colocando as moedas, o copo não transborda diretamente como imaginávamos. A água vai criando uma espécie de cúpula acima da borda do copo (é preciso colocar os olhos no nível da borda para perceber). Água sobe ao inves de cair

Essa propriedade de se expandir além do objeto que ela ocupa, era algo que não conhecíamos e foi um aprendizado do dia!

Ah!! Se você quiser, para não perder nossas novidades, inscreva-se na nossa newsletter e toda semana você receberá nosso e-mail cheio de dicas.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.