Atividade para bebês de 6 a 12 meses: garrafas sensoriais e blocos grudentos


Nas minhas pesquisas pelo Pinterest eu acabo coletando um monte de ideias bacanas para fazer com as meninas e descobrindo uma série de fontes de informações interessantes. Por exemplo, foi numa dessas pesquisas que encontrei a ideia de fazer esta atividade para bebês: as garrafas sensoriais. 

É muito simples de fazer. Basicamente você reúne garrafas plásticas vazias e materiais de diferentes natureza que possam rechear essas garrafas. Na foto temos como material sugerido: limpadores de cachimbo, pompons de tamanhos variados e lantejoulas coloridas. Além de corante de alimentos.

material para as garrafas

Depois você enche as garrafas com esses materiais, cada uma com um material diferente, para obter diferentes resultados. Estas garrafas sensoriais, por exemplo, foram recheadas com limpadores de cachimbo, pompons e água com corante amarelo e lantejoulas coloridas.

Garrafas prontas

Pronto! Agora é só  apresentar as garrafas sensoriais para o seu bebê como um brinquedo novo para ele descobrir. Olha a Gabi toda feliz com esse brinquedo tão diferente!

Gabi e as Garrafas

Ficou tão legal que até gravei um vídeo mostrando a Gabi toda compenetrada e interessada quando vê as suas garrafas sensoriais:

Outra atividade muito interessante é colocar o seu bebê em contato com algum material grudento em um plástico ou papel brilhante.

Gabi se interessa

Gabi se interessa pelo papel e pelos blocos de madeira.

A ideia é apresentar para o bebê mais uma atividade  sensorial, além das garrafas. Neste caso, coloquei uma folha de papel de presente brilhante grudada na mesa do cadeirão. Depois coloquei fita dupla face em alguns blocos de madeira. A brincadeira consiste em ver a Gabi descobrir os blocos e depois brincar de soltar do papel e colar novamente. Tudo para ela foi uma descoberta, incluindo a sensação da cola na mão. Obviamente que todos os blocos de madeira foram dar uma passeadinha na boca, mas isso faz parte das descobertas já que levar a boca e sentir com a língua é um jeito do bebê conhecer o que tem em mãos.

Além das dicas de garrafas sensoriais e blocos grudentos, quero compartilhar com você um e-book que criei para mostrar como montei uma área de brincar para a Gabi. Eu queria um espaço que fosse, ao mesmo tempo, legal e estimulante para a minha filha. Na época ela tinha apenas quatro meses e eu pesquisei e coisas como:
. Que brinquedos eu deveria ter em casa?
. Que tipo de estímulos são adequados para uma criança pequena?
. E mais, que tipo de atividades eu poderia fazer com ela.

Desta pesquisa surgiu o conteúdo desse e-book gratuito que agora você pode receber e criar esse espaço na sua casa, com o mesmo carinho com o qual o fiz em casa. É o ebook Como montar uma área de brincar para bebês. Assim, você vai saber como usar o espaço disponível em casa, mesmo que seja um apartamento pequeno, para ter uma área estimulante. Vai ver também quais brinquedos ter nesse espaço e porquê. Para baixar seu material é só clicar aqui ou na imagem.

 

13 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.