Experimento de ciências para crianças: densidade


Seus filhos se interessam por ciências? Sim? Não? Seja qual for usa resposta, fazer experimentos de ciências em casa com as crianças é uma excelente maneira de divertir e aprender ao mesmo tempo. As crianças em geral são curiosas e faremos um grande favor para os adultos que elas se tornarão se estimularmos essa curiosidade. Através de brincadeiras que estimulam a experimentação, as crianças aprendem a decodificar o mundo em que elas vivem e como elas aprendem sobre ele.

Já que a Carol estava estudando sobre a água na escola, resolvi fazer em casa diferentes experimentos, como o do Copo com Moedas. Hoje vou falar de outro experimento que tirei do livro “Pequenos Cientistas na Cozinha”. Foi de lá  que saíram  as informações para fazer o post “Experimento em casa – o ovo bóia ou afunda?”

Pequenos cientistas na cozinha

 

O experimento de hoje ensina às crianças o conceito de densidade

Você vai precisar de mel, água, óleo, corante de alimentos, um pote para colocar esses líquidos todos. Separe também alguns itens, de diferentes densidade, que serão jogados no pote. No caso do exemplo, eu separei macarrão, uma chave e um boneco de borracha.

Materiais necessários para o experimento sobre densidade

Para fazer o experimento, primeiro você coloca o mel. Ao fazer isso, pergunte para a criança se o mel parece pesado ou leve.

Colocando mel no pote

Em seguida, vai ser a hora de colocar a mesma quantidade de água colorida. Antes de colocar a água, pergunte para as crianças o que elas acham que vai acontecer quando a água entrar no pote? Vai misturar?

Infelizmente a gente colocou corante azul demais na água e ficou muito escuro. Com isso, não dá para ver tão bem a diferença entre a cor da água e o mel. Mas o fato é que água e mel não se misturaram e as crianças já ficaram intrigadas com isso.

Colocando água com corante no pote

Depois você completa com o óleo. Dá para ver bem na foto que eles e os demais líquidos não se misturam!

por ultimo o oleo

 

A Carol estava em casa com uma amiga, a Bia, e as duas foram fazendo todas as etapas. Com o mel, a água e o óleo nos potes,  já dá para falar sobre a densidade. O mel parecia o mais pesado de todos e era mesmo. O mel tem mais densidade, ou seja, uma medida de mel pesa mais que a mesma medida de água ou óleo. Por isso o mel afunda. O óleo fica boiando porque é o o menos denso de todos.

Hora de colocar os objetos

O experimento continua com a questão dos objetos. O que vai acontecer quando colocamos o macarrão, a chave, o boneco e o que mais você separar? Vai flutuar ou vai afundar? Vai afundar até o fundo?

pote com mel e água com corante

A chave caiu, o macarrão flutuou no mel e o bonequinho de borracha ficou lá em cima. Durante todo o processo pudemos conversar sobre a diferença entre o que as meninas achavam que ia acontecer e o resultado de fato. Foi uma ótima maneira de passar o tempo e de quebra aprender sobre densidade ;)

Curtiu este post? Você sabia que pode receber nossas dicas direto no seu e-mail? É só fazer parte da nossa lista. Além das ideias da semana, as novidades do Tempojunto chegam primeiro por lá. É só clicar e se inscrever.

1 comment

Comente
  1. 1
    Esther

    Interessante. Só lembrando que afunda não porque pesa mais mas porque é mais denso do que o outro material comparado.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.