Desenvolvimento do bebê 5: como estimulá-lo a engatinhar?


Chegamos ao quinto post da séria Desenvolvimento do Bebê. Já falamos sobre virar em direção ao som e manter a cabeça firme, sustentar a cabeça e ficar de bruços, sentar sem apoio e rolar. Agora é a de falar sobre estímulos para engatinhar.

Vocês já repararam como engatinhar é difícil? Não bastasse ter que se apoiar em quatro apoios, o bebê ainda precisa saber movimentar pés e mãos de forma coordenada para conseguir o deslocamento! É muita coisa para aprender  para conseguir executar esta atividade. Para complicar, às vezes entra em cena um pouco da angústia das mães em querer ver seus filhos fazendo logo algumas coisas. Eu mesma visto esta carapuça. Por mais que eu saiba que cada criança tem seu ritmo e que devemos respeitá-lo (como já escrevi em todos os posts da série), eu estava louca para ver a Gabriela engatinhar, o que aconteceu na semana passada, quando ela completou 9 meses (no video ela estava com 7).

Acontece que a Gabi é daquelas crianças que prefere ficar de pé do que de bruços. Ela adora se apoiar nas paredes ou nos móveis para se deslocar. E eu ficava a sensação de que tudo bem. Mas a Letícia veio aqui em casa recentemente e falou “Patrícia, não é porque ela prefere ficar em pé que você não precisa se esforçar para deixá-la de bruços. Dá mais trabalho, porque ela não gosta, mas é importante para ela poder adquirir as habilidades que acompanham o processo de engatinhar.” A dica fundamental da Letícia para mim foi, ao invés de tentar deixá-la de bruços por muito tempo em uma hora do dia, faça a tentativa por períodos curtos, várias vezes ao dia. E em cada tentativa, procure repetir o posiciamento do corpo, conforme mostramos no video abaixo, para favorecer o desenvolvimendo do bebê conforme o esperado.

O resultado foi que a Gabi engatinhou apenas 2 dias depois de termos iniciado o novo método de estimulá-la um pouquinho, várias vezes por dia. O irônico é que agora ela não para quieta um minuto (ainda preferindo ficar em pé) e eu já sinto saudade de quando ela ficava sentadinha brincando!

Se você está gostando da série, aproveite para assinar o canal do Youtube do Tempojunto. Assim você vai poder acompanhar, em primeira mão, todos os nossos videos. Não deixe de ver (e imprimir) o Quadro Desenvolvimento do bebe para acompanhar série. Se quiser divulgar, mande o link para o post para mais gente conhecer o blog. Na próxima quinta fazemos o sexto e último post, sobre ajudar o bebê a ficar de pé. Quando a Gabi estiver maiorzinha, a Letícia volta para me dar novas instruções e eu compartilho tudo com você!

Se você gostou das nossas dicas, inscreva-se na nossa newsletter e toda semana você receberá nosso e-mail cheio de brincadeiras e novidades : )

Foto da Leticia para curriculumLetícia Swoboda Castro é fisioterapeuta formada pela USP em 1994. Especializada em patologias do sistema músculo-esquelético pela USP em 1995. Atua na área de Reeducação Postural Global (RPG), desde 1997, com formação especial em Escolioses, RPG em Gestantes, RPG na prática esportiva, RPG em cervicais e Leitura de Radiografias. Letícia também é mãe de duas meninas lindas!

 

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.