Desenvolvimento do bebê 2: sustentar a cabeça e ficar de bruços


Na última terça eu comecei a série Desenvolvimento do Bebê. Se você está chegando agora, leia a parte 1 para entender o conteúdo desde o começo.

Hoje continuamos com a fofa da Luiza como nossa estrela para fazer a demonstração algumas das conquistas de um bebê de 3 meses como ela:

. segura objetos e leva a boca

. de barriga para cima, faz força para se levantar e sustentar a cabeça

. de barriga para baixo, apoia os braços no chão e eleva a cabeça

Veja, no video, como você pode atuar para estimular o bebê nessa fase

É muito importante considerar que a criança precisa estar bem desperta para fazer essas atividades. Vocês viram como a Luiza estava bem comportada e aceitando todos os estímulos? É porque além de um anjinho muito calmo por natureza, ela não estava nem com sono e nem com fome. Tudo fica mais fácil se a gente consegue reconhecer a melhor hora para fazer cada coisa.

Outro detalhe importante é esperar um tempo após as refeições para fazer as atividades, em especial se for para colocar o bebê de bruços. Essa posição, se feita logo após a mamada, provoca refluxo na certa!

Aliás, colocar o bebê na posição de bruços é tão importante que eu publiquei aqui no blog um post inteirinho sobre esse assunto. Se você quiser dar uma lida, é só clicar neste post da série “Atividades para bebês de 0 a 6 meses”

Enquanto estávamos fazendo a filmagem, a Letícia se lembrou de dar outra dica importante para esta fase que é pensar na forma de carregar o bebê para que ele possa se sentir estimulado a descobrir o mundo.

Para acompanhar a série e entender a evolução do seu filho, não deixe de imprimir o quadro “Desenvolvimento do Bebê”  e mantê-lo por perto como cola na hora de fazer as atividades do dia. Terça que vem tem mais!

Eu vou publicar ainda várias atividades para ajudar no desenvolvimento do bebê. Se você não quer perder nada, que tal fazer parte da nossa lista de envio de e-mails? A Newsletter Tempojunto é semanal, gratuita e traz todos os posts que fizemos.

 

Foto da Leticia para curriculum

Letícia Swoboda Castro é fisioterapeuta formada pela USP em 1994. Especializada em patologias do sistema músculo-esquelético pela USP em 1995. Atua na área de Reeducação Postural Global (RPG), desde 1997, com formação especial em Escolioses, RPG em Gestantes, RPG na prática esportiva, RPG em cervicais e Leitura de Radiografias. Letícia também é mãe de duas meninas lindas!

6 Comments

Comente
  1. 1
    vivian

    Oi tudo bem!? Amei tudo o conteúdo do site! Mas, meu neném fez 4 meses, você vai fazer vídeos do 4 e 5 mês!?? Obrigada! Um beijão!

    • 2
      tempojunto

      Oi Vivia! Tudo bem! Que bom que você gostou. Na verdade, a serie do desenvolvimento do bebê não foi pensada para seguir o mês a mês, mas sim para dar dicas para desenvolvimento das habilidades de segurar o pescoço, rolar, sentar, engatinhar e ficar em pé, independente do mês. Algumas crianças fazem coisas mais cedo, outras mais tarde porque cada uma tem um ritmo. Com 5 meses, por exemplo, é quando o bebê consegue , em geral, se sentar com o dorso reto, apoiado mais a frente suportando o peso. Assim, a partir do quarto mês você já faz as brincadeiras para fortalecer a coluna e o abdomen, que são fundamentais para garantir que o bebê vai conseguir se sustentar sentado. Espero ter ajudado! Bjs

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.