Desenvolvimento do bebê 3: sentar sem apoio 6 meses


Hoje estamos no terceiro post da série e vamos dar um pequeno salto no tempo. Se você chegou por aqui agora, comece lendo o post 1 e o post 2 e não deixe de ver, e se quiser, imprimir o Quadro Desenvolvimento do bebe, que ajuda a acompanhar a série.

Agora vamos começar a falar da Gabi, que estava com 7 meses quando fizemos os videos, para demonstrar o que pode ser feito com um bebê na hora de brincar para estimular o seu desenvolvimento a partir dos 6 meses. Nunca é demais repetir que cada bebê tem o seu ritmo e isso precisa ser respeitado. O Quadro desta série serve de referência. O importante é entender, como a Letícia fala no video, que o bebê de desenvolve da cabeça para os pés (primeiro segura o pescoço e por último fica em pé) e do centro para as extremidades. Não é para tentar fazer o bebê ficar em pé quando ele nem aprendeu a sentar, por exemplo. Com isso, você pode fazer as brincadeiras, mas desde que o bebê tenha demonstrado ter capacidade motora e neurológica de fazer aquela atividade.

No video de hoje, mostramos:

. como posicionar o bebê para fazer as brincadeiras, reforçando a importância de ficar de bruços (você pode comparar este vídeo da Gabi de bruços com 7 meses, como o vídeo do post que lança a série, quando a Luiza tinha 3 meses e começou a ser colocada de bruços, para ver a diferença).

. como fortalecer o tronco do bebê a partir do momento em que ele já se senta sem apoio (vale dizer que a Gabi não fez exaaaatamente o que a Letícia pediu no momento da gravação, mas vamos combinar que a mamãe aqui não ficou pedindo para repetir tudo para ficar perfeito. Ela não vira totalmente na hora e eu deixei assim para vocês verem que é preciso repetir as atividades, todos os dias, na hora de brincar, para a criança realmente adquirir as habilidades e fazer os gestos com desenvoltura).

Para mim, pessoalmente, o mais importante de todo o conteúdo sobre o desenvolvimento do bebê foi perceber a maneira como a Letícia segurava a Gabi e usava seu próprio corpo de apoio para fazer com que a Gabi fizesse uma tarefa de pegar um objeto em diagonal, por exemplo, mas sem que o adulto fizesse a atividade por ela. Reparem que ela segura os joelhos da Gabi em alguns momentos, posiciona as mãos nos pés da neném, coloca o travesseiro embaixo da barriga, enfim, oferece suporte para que a Gabi se exercite brincando!

Hoje ainda tem uma dica extra! Como fazer com que ele fortaleça a região abdominal, fazendo o convite para o bebê se sentar.

Se você gostou das nossas dicas, inscreva-se na nossa newsletter e toda semana você receberá nosso e-mail cheio de brincadeiras e novidades : )

 

Letícia Swoboda Castro é fisioterapeuta formada pela USP em 1994. Especializada em patologias do sistema músculo-esquelético pela USP em 1995. Atua na área de Reeducação Postural Global (RPG), desde 1997, com formação especial em Escolioses, RPG em Gestantes, RPG na prática esportiva, RPG em cervicais e Leitura de Radiografias. Letícia também é mãe de duas meninas lindas!

 

2 Comments

Comente
  1. 1
    Ana Paula Ribas

    Oi!!! primeiro quero dizer que bommmmm que vcs existem adorei, muitas dicas me ajuda muito!!!!
    Bom minha dúvida é, meu bebê João Davi ainda não fica sentado sozinho mais fica de bruços, rola, a cabeça é supeer firme tem muita força nas pernas enfim. Devo estimular a engatinhar já que ainda não se equilibra sentado sozinho???

    • 2
      tempojunto

      Oi Ana Paula! Obrigada! Se você der uma olhada na série completa, vai ver que a Letícia explica que o desenvolvimento se dá da cabeça ao pé. Ou seja, primeiro a criança fortalece o pescoço, depois o ombro, depois a cintura, etc. Isso acontece em ordem. Para o bebê engatinhar, ele precisa conseguir sustentar o abdômen e por isso a capacidade de se sentar sozinho é anterior ao engatinhar. Eu não vou nem perguntar quanto tempo tem seu bebê porque cada um tem seu ritmo, mas veja os videos sobre as brincadeiras que vc faz para fortalecer o abdomen. Isso vai ajudar o bebê a sentar sozinho, no tempo dele. Ao mesmo tempo, vc pode fazer alguns movimentos que ajudam a engatinhar no futuro, como empurrar os pés quando o bebê está de bruços. Mas isso não é para o bebê sair engatinhando, mas sim para ir preparando o bebê para esta fase. Vai ter um monte de coisa para ele fazer sentado e vocês passarem uma delícia de tempo junto. Ok? Beijos, Patricia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.