Quatro dicas de leitura para a biblioteca das crianças


No post “Dica de leitura: Suriléia Mãe Monstrinha”, eu apresentei vocês para a Luciana Hodges e Alena Nobre, ambas doutoras em Psicologia Cognitiva e administradoras do perfil @basescognitivas no Instagram. Toda sexta elas fazem um post com dicas literárias e eu gosto tanto da forma como elas apresentam os livros que pedi permissão para replicar as dicas para vocês de tempos em tempos. Aí vão quatro dicas imperdíveis logo de uma vez, todas com o texto do @basescognitivas.

1. Marcelo, Marmelo, Martelo, da Ruth Rocha

Nossa dica literária de hoje é o livro “Marcelo, marmelo, martelo” de Ruth Rocha. Na “1ª edição totalmente reformulada” ele vem ainda com outras duas histórias: “Teresinha e Gabriela” e “O dono da bola”. Uma boa parte dos papais e mamães que nos seguem já devem conhecê-las. As situações vividas pelos personagens são bem parecidas com as que as nossas crianças vivem. Eles vão se identificar e se divertir. É leitura de qualidade. 

Livro Marcelo Marmelo Martelo

2. Tartufo, da Eva Furnari

O melhor de ler livros com os filhos é que muitas das histórias tocam também nas nossas próprias questões pessoais. É por isso que a dica literária de hoje serve para crianças e adultos. O livro Tartufo de Eva Furnari conta a história de um rei que tinha uma nuvem negra na cabeça e um bobo da corte que o livrava dos ataques de fúria da sua nuvem estressada. Até que um dia, o bobo da corte sumiu… teve uma crise de caracol! A história faz a gente pensar sobre controle emocional, estresses pessoais, sobrecargas e a importância das pessoas ao nosso redor para nos tornarmos mais felizes. É possível que você se identifique, aliás… quem nunca teve uma nuvenzinha negra na cabeça, né?

dica de livro: tartufo

3.  O Livro da Família, de Todd Parr

Na dica literaria de hoje, “O Livro da Família”, de Todd Parr (Panda Books). Muito legal para conversar com as crianças sobre as muitas possibilidades de configurações familiares, e o que nos torna uma família. O livro tem coloridas ilustrações e frases curtas, sendo de fácil leitura para as crianças que estão aprendendo a ler e escrever.

livro da familia

4. O Livro dos sentimentos

Um livro muito legal para falar sobre #sentimentos com as crianças é “O livro dos sentimentos”. Curtinho, com ilustrações divertidas, ajuda as crianças a darem nome ao que sentem e a perceberem que seus sentimentos são normais. Dá até pra puxar uma (ou várias) conversa(s) sobre situações em que elas vivenciaram esse ou aquele sentimento e transformar uma simples leitura de um livro em um momento de trocas de experiências e de afetos.

dica de leitura: livro dos sentimentos

Espero que estas dicas ajudem no seu dia a dia com seus filhos. E se você gostou e não quer perder nenhuma novidade, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.