Descoberta sensorial com caixa e fitas


Hoje eu vou falar sobre mais uma atividade de Descoberta Sensorial que eu fiz para a Gabi. Para quem é novo no blog, a primeira vez em que falei sobre isso foi no post “Faça um Quadro Sensorial para o seu Bebê”. De lá para cá, falei sobre Garrafas Sensoriais e Mãos Sensoriais. Depois falei sobre atividades com tinta comestível, que também se enquadram nesse tipo de descobertas. Dessa vez, a brincadeira saiu do livro “Zero to Two Book of Play“,  assim como os blocos grudentos e a pista de obstáculos sobre as quais já escrevi antes.

O objetivo de atividades como essas é fazer a criança usar os seus sentidos para fazer descobertas. Ela aprende a descobrir o mundo, e a desenvolver uma série de habilidades na medida em que é apresentada a novos desafios. E isso fica particularmente interessante quando acontece na forma de brincadeira. Toda descoberta para um bebê é um ato lúdico.

Na brincadeira de hoje, você vai precisar de uma caixa de papelão (uma limpinha, claro) e algumas fitas de tecido de cores diferentes. Quanto mais coloridas melhor.

caixa e fitas para a brincadeira de descoberta sensorial

Tudo o que você precisa é fazer diversos furos em um das laterais da caixa e usar esses furos para amarrar as fitas. Eu aproveitei uma caixa que já era furada e, portanto, o trabalho foi só o de cortar e amarrar as fitas, mesmo.

preparando as fitas para a descoberta sensorial

Caixa de fitas pronta para a atividade de Descoberta Sensorial

Caixa de fitas pronta para a atividade de Descoberta Sensorial

Tudo pronto? Hora de apresentar o brinquedo novo para a criança e acompanhar as descobertas. Você pode e dever ir nomeando as cores para deixar a atividade ainda mais interessante “Veja, uma fita da cor vermelha! Uma fita da cor azul”.  É importante ir repetindo a palavra cor para que a criança vá percebendo, aos poucos, que estamos apresentando variações de uma mesma característica. Ela vai entendendo que um mesmo objeto pode ter cores diferentes e consegue ir absorvendo, aos poucos, esse conhecimento sobre as cores.

Gabi brinca com as fitas

Descoberta sensorial_Gabi brincando com as fitas

Viu só? Mais uma atividade de descoberta sensorial que Não requer prática nem habilidade e garante um tempinho de tempo junto gostoso com o seu bebê.

Aqui no blog, semanalmente tem sugestões para você e seus filhos. Não perca! E se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

 

4 Comments

Comente
  1. 1
    Fernanda Veiga

    Legal! Tb tive a ideia de usar uma caixa fechada com furinhos em que cada furinho terá a pontinha de uma fita colorida para fora. Aí a criança vai puxar cada fita e descobrir as cores e tamanhos diferentes de cada uma!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.