Sandra Ronca fala do livro brincante “O Sumiço do O”


-Patricia Camargo-

Cadê o “O” que estava aqui? Esta pergunta é que nos levou a procurar a ilustradora e escritora Sandra Ronca para a primeira entrevista desta série do Tempojunto que trará para vocês o que chamamos aqui de “livro brincante”.

Livro brincante é aquele que, além de uma boa leitura, possibilita criarmos atividades extras, que proporcionam mais e mais momentos de diversão, conhecimento e um tempo junto delicioso com ascrianças. Mas nosso assunto aqui é a Sandra Ronca e o livro “O Sumiço do O“.

sandra-ronca1

Um dia, a pequena Mariana, que adora ler, descobre assustada que a letra O sumiu do seu livro. Imaginem quantas palavras deixariam de existir sem esta vogal danadinha? O texto da Sandra é super bem humorado e escrito em forma de rimas, que dão aquela sonoridade ao texto que as crianças gostam.

A Sandra começou trabalhando com ilustração, mas acabou se rendendo às letras. Segundo ela, suas histórias começam muitas vezes pelo desenho. “Eu vou desenhando, rabiscando e vem a inspiração”. “Sou muito brincalhona, gosto de divertir as crianças. Por isso, tenho este estilo lúdico e de jogar com as palavras”, assim a Sandra definiu sua forma de escrever. A gente concorda!

Capa_O_sumi_o_do_O

Depois de ler O Sumiço, é possível fazer várias brincadeiras com as palavras, olha só:

1. Escrever uma frase com palavras que não tenham a letra “O” ou outra vogal;

2. Inventar palavras novas para dar nome àquelas coisas que perderam o nome quando a letra O sumiu;

3. Fazer o contrário: uma frase ou rima só com palavras com a letra “O”;

4. Esconde-esconde: esconder pela casa vários papéis com a letra “O” e deixar as crianças encontrarem;

5. Descobrir qual a palavra com maior número de “Os”.

E por aí vai. É ou não é um livro brincante?

No bate-papo ela contou que o sucesso para escrever para crianças é tratá-la com o respeito que ela merece, como um ser inteligente. Uma narrativa pobre, sem tramas, sem instigar emoções ou mostrar uma nova forma de ver o mundo (de dentro ou de fora) não atrai. “A literatura infantil boa, funciona para o adulto também”.  E deu uma dica para as crianças que querem escrever: “Para ser um escritor, é preciso ler. Ler muito. E a criança precisa ser levada a sério quando quer escrever”.

sandra_pat_entrevista

Mas a gente não vai entregar toda a entrevista aqui não! Ela está no nosso canal Youtube e você pode assistir aqui:

Escrever sem a tal letrinha é difícil! Tente também e diga se deu cert…! Ups!

Quer conhecer os outros livros da Sandra? Olha aqui nossa listinha:

com_que_bicho

coitada-da-raposa

dia-de-vacina

 

 

 

Aqui no blog, todos os dias tem sugestões para você e seus filhos. Não perca! E se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.