4 brincadeiras para esperar o Papai Noel


By patcamargo

Esperar o Papai Noel pode ser emocionante e angustiante para as crianças. Vou sugerir, então, 3 brincadeiras para esperar o Papai Noel que irão distrair toda a família até a chegada do Bom Velhinho.

Na minha casa, o Natal sempre foi uma festa importante – tanto pelo sentido religioso, quanto pelo de reunião familiar e de espírito de doação. Quando eu era criança ficava com meus primos rodeando a árvore, descobrindo os nomes nas caixas de presente. Era uma ansiedade só esperar o momento que alguém tocava a campainha e víamos uma sombra correndo para a casa vizinha: o Papai Noel tinha deixado os presentes das crianças na porta!

1024px-Nativity_tree2011

Foto: Jeff Weese (CC)

Mas outra coisa que sempre lembro era das brincadeiras que a gente fazia e unia toda a família: da minha avó e tias mais velhas até eu e meu irmão, então os netos mais novos. E são estas sugestões que eu quero deixar para vocês nesta véspera de Natal. Não tenho muitas fotos porque todos se divertiam tanto que o registro ficava para depois. Se você não comemora esta data, não faz mal. As brincadeiras servem para qualquer outro momento de reunião da família ou de amigos.

1. Qual é a música

Inspirado no jogo do programa Silvio Santos (!), divide-se a turma em duplas ou trios misturados. Cada um fala ao mestre do jogo o nome de uma música que conhece. O mestre coloca todos os nomes em um saquinho ou caixa e o jogo começa. Um membro de cada equipe na sua vez sorteia uma música. Ele pode fazer a mímica do nome ou cantarolar com a boca fechada a melodia. Sua equipe pode dar o primeiro palpite. Depois, os palpites são liberados para os demais participantes. Quem acertar o nome correto da música, ganha ponto.

Numa variante desta brincadeira, o mestre fala uma palavra e as equipes precisam cantar músicas que tenham esta palavra. Cada equipe pode cantar apenas uma música. Todos que conseguirem encontrar uma canção com a palavra escolhida ganham um ponto. Se uma equipe acertar a música que o mestre pensou, ganha 2 pontos.

2. Mímica

Hoje já existe até um jogo (Imagem e ação) que traduziu comercialmente este jogo. Mas na minha família (até hoje) jogamos a mímica mais básica: escolhe-se previamente nomes de filmes e músicas. Cada equipe sorteia um nome e um participante faz a mímica para sua equipe acertar. Se a equipe errar três vezes, as demais podem dar seu palpite.

3. Distribuir os presentes

Esta não é necessariamente uma brincadeira, mas para meus primos e eu era tão divertido distribuir os presentes para os adultos quanto abrir os nossos. Mas tínhamos que procurar os presentes dos mais velhos numa caça ao tesouro. Quando retornávamos à sala, os nossos presentes estavam na árvore.

lights_and_decorations

E aqui vai uma brincadeira surpresa que só dá para usar uma vez. A sugestão é do ibahia.com

4- Brincadeira A Cor do Abraço

Entregue a todos os participantes papeizinhos escrito “branco”. Explique que vai falar diversas cores e as pessoas que tiverem a cor devem levantar e se abraçar.Como os papeis todos estão escrito apenas Branco e os participantes não o sabem, ficam esperando dizer a cor que esta em seu papel. O orientador vai falando diversas cores como amarelo, azul vermelho, rosa e nada de ninguém levantar. No final, ele fala “branco” e todos levantam para um grande abraço de Natal.

No blog Bangalo há uma lista bem legal de sugestões de outras brincadeiras que podem virar uma tradição no seu Natal.

No site Disney Babble também há um post dedicado a brincadeiras de Natal para fazer com as crianças.

Um excelente Natal para você e sua família, que o espírito da caridade, da solidariedade e da celebração estejam com vocês!

Ah! Se você gostou dessa dica e não quer perder nenhuma novidade do Tempojunto, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

1 comment

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.