Atividades para desenvolver a motricidade dos pequenos – Ciranda dos animais


Assim que eles dão os primeiros passos, um novo mundo se abre diante das crianças. E para que elas continuem seu desenvolvimento, há várias atividades que podemos propor como brincadeiras. Elas trabalham com a motricidade ou coordenação motora. Um domingo por mês será dedicado a isto. Tanto para a coordenação motora grossa, quanto para a fina. E hoje a brincadeira se chama Ciranda dos Animais. 

Qualquer criança gosta de brincar de roda, não é? E esta ciranda na verdade é só o chamariz para um incrível jogo de imitar os animais. Então, se os seus filhos já estão mais crescidinhos, menos afim de uma roda, você pode estimular as imitações com uma competição, ou uma mímica coletiva. Mas o principal é sair pela casa, o quintal, o parque imitando os mais diversos animais.

ciranda_dos_animais_macaco

Na ciranda dos animais, as crianças fazem uma roda e giram ao som da música. Quando for dito o nome do bicho, todos devem imitá-lo o melhor possível. Esta é a cantiga:

 

 

Escolha animais bem diferentes e que estimulem a chamada coordenação motora grossa, ou seja, que movimenta os grandes músculos e permite desenvolver o correr, pular, subir escadas, chutar ou jogar bola com as mãos. Eu gosto de usar o macaco, o cavalo, a cobra, o sapo, a minhoca, o cachorro (ou gato), o canguru, a borboleta, o passarinho. Na casa da Patcamargo tem sempre também um dinossauro e a lebre (que corre rapidinho) e o tatu-bola.

 

Ciranda dos Bichos - xilogravura de J.Borges

Ciranda dos Bichos – xilogravura de J.Borges

Ciranda dos bichos, de J.Borges (xilogravura) – foto: Galeria Brasiliana

 

As crianças se divertem muito com a ciranda dos animais e é uma brincadeira simples, que todos podem participar. Conforme você perceber que eles estão crescendo é só escolher animais mais complexos, ou aumentar a dificuldade. Por exemplo, o macaco que só ficava no chão, pode agora saltar do sofá para o tapete. O canguru precisa dar saltos mais altos e o sapo ficar bem agachado e saltar longe. A cobra tem que se contorcer mesmo e o tatu-bola agora já pode dar uma cambalhota.

ciranda_animais_michoca

Aqui no blog, todos os dias tem sugestões para você e seus filhos. Não perca! E se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.