5 Apps que ajudam na aprendizagem


coluna da michelle Certa vez ouvi uma mãe dizer: “Não é possível que ele não consiga aprender a ler e escrever. Ele é tão esperto, rápido…pega as coisas no ar e até ajuda nas tarefas de casa.”

Na hora, compreendi o que aquela mãe estava falando. Aprender tem uma relação muito próxima com o desejo e quando via todas as capacidades cognitivas naquela criança, de fato, era difícil acreditar que ele tivesse com dificuldades nas aprendizagens escolares.

No entanto, tem sido recorrente o número de crianças que acabam não se interessando pelas aprendizagens formais. Daí é um pulo para começar os apelos: “Não quero ir para escola, eu não sei nada, odeio estudar”.

Muitas vezes, as dificuldades no processo de aprender não estão associadas a nenhum distúrbio neurológico. Apenas está faltando um item(zinho) chamado motivação.

Os recursos tecnológicos despertam este lugar nas crianças… o lugar do brincar, interagir e, como consequência, aprender. Alguns estudos mostram a grande eficácia dos aplicativos para crianças que estão com dificuldades de aprendizagem, onde a grande maioria dos apps, abordam os assuntos educativos de forma lúdica, adaptada e com uma linguagem bem próxima da criançada.

Entendendo que o primeiro lugar para o estímulo das aprendizagens é o ambiente familiar, separei alguns aplicativos com os quais vocês poderão passar um tempojunto para despertar o interesse nos pequenos.

Para ajudar os guardiões, vocês precisarão executar algumas missões para chegar ao objetivo final. Com o aplicativo O Mistério dos Sonhos a criança estará envolvida em diversas funções cognitivas. Em muitos momentos é preciso ler, executar comandos, raciocinar, entender as regras e estar muito atento ao objetivo final. Essa versão está disponível no PlayStore e não é totalmente gratuita, mas vale a pena o investimento. Tem as versões do jogo em 1, 2 e 3.  Indicado para crianças maiores de 8 anos.

wordapp

Word Bubbles

Um excelente jogo para desenvolver a aprendizagem da escrita pois possibilita a criança envolver-se em deduções de escrita. Junte bolinhas e forme palavras. Um jogo com atrativos visuais, auditivos e táteis que desperta grande interesse nos pequenos.  Disponível na Apple Store (smartphones e tablets) e na Playstore (uma versão similar). Gratuito

 

eistein

 

Mestre da lógica

Um super jogo para estimular a atenção de comandos, inibir impulsos e raciocinar. Existem cerca de 110 problemas lógicos. O que você precisa fazer é tentar diferentes aproximações para cada solução. Siga as instruções cuidadosamente. Leia e interprete cada comando e se divirta com esse cientista muito engraçado. Gratuito, disponível na Apple Store e PlayStore (smartphone e tablet).

palavramania

 

Palavramania

É uma excelente proposta para brincar em família e descobrir com algumas imagens dão a dica  da palavra. Fique atento e faça boas associações entre elas. É muito bom saber que você ganha moedas a cada vez que acerta e que estas podem te ajudar nas dicas.  Disponível na AppStore e Playstore para smartphone e tablet. Gratuito.

mathundead

Math Vs Undead

Para gostar de matemática, que tal combater os zumbis acertando continhas? A cada nível um novo desafio envolvendo multiplicação, divisão, subtração e adição. Acertando o cálculo você vai eliminando os zumbis. Excelente jogo para exercitar cálculos mentais. Indicado para crianças maiores de 8 anos. Gratuito e disponível para Iphone, Ipad e Android.

Aqui no blog, todos os dias tem sugestões para você e seus filhos. Não perca! E se você se inscrever na nossa Newsletter, estas dicas chegarão gratuitamente no seu e-mail. É só clicar aqui.

*Michelle Costa Soares é Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e estudante de Neuropsicologia. Atua na cidade de Ilhéus-Ba, na área infantil, com avaliação e intervenção dos distúrbios e dificuldades de aprendizagem. Ministra aulas da disciplina Educação Especial em cursos de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia/Parfor. Trabalha junto a equipe Multidisciplinar na Equoterapia de Ilhéus e desenvolve projetos de inclusão educacional para crianças com necessidades especiais. Atualmente, registra em seu microblog no Instagram (@michelleterapiadecrianca) atividades e recursos educativos para o desenvolvimento das aprendizagens infantis.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.