Como criar brincadeiras para bebês com materiais simples


Como criar brincadeiras para bebês com materiais simples? Fácil! Basta apresentar os materiais para eles! Hoje eu vou fazer mais um post com a história de uma atividade inventada pela Gabi. Para quem não leu essas histórias, já teve o dia em que falei sobre o brincar livre e como a Gabi conseguiu se divertir com pouco, e o dia do “Cadê a bolinha?”. Nos três casos, tudo o que eu fiz foi dar vazão à dica 3 de como brincar com qualidade com os pequenos que está na foto aí de baixo (se quiser ler mais sobre isso, aqui está o link para o texto “Será que você sabe brincar com os seus filhos” que publiquei no blog Saúde Infantil do Hospital Sabará). E no caso desta brincadeira, você pode fazer mesmo com um bebê mais novo que a Gabi. Quando ele estiver sentando, já dá para brincar com ele.

Dicas para brincar com qualidade

Para a atividade de hoje, os matérias foram o post-it e a caixa organizadora que andaram aparecendo em brincadeiras sensoriais por aqui.

Como criar brincadeiras para bebês com materiais simples - post it na caixa

A Gabi achou o máximo fazer um monte de coisas:

1. virar a caixa para derrubar tudo;

Como criar brincadeiras para bebês com materiais simples - gabi vira a caixa com post it

2. pegar os post-its que caíram no chão e colocar na caixa;

Como criar brincadeiras para bebês com materiais simples - Gabi cola post it na caixa

3. mudar a caixa de lugar;

Como criar brincadeiras para bebês com materiais simples - gabi carrega a caixa com post it

4. voltar para buscar os post-it que ficaram para trás

Como criar brincadeiras para bebês com materiais simples - Gabi olha a caixa e pega o post it

5. ir até onde eu estava para pegar novos post-it (olha a concentração)

Como criar brincadeiras para bebês com materiais simples - gabi pega post it da minha maoTudo isto pode não parecer nada, mas a Gabi estava desenvolvendo um monte de coisas enquanto brincava: a coordenação motora fina (movimento de pinça para pegar os post-it) e grossa (agachar e levantar para pegar a caixa e os objetos), a coordenação olho-mão, ação e reação (vira a caixa e cai tudo) e muito mais.

Eu fico absolutamente encantada em ver como os pequenos conseguem transformar objetos ordinários em brincadeiras interessantes. Tudo o que precisamos fazer é dar o tempo, o espaço e os objetos para eles brincarem. Simples assim.

Gostou deste post e quer acompanhar tudo o que postamos aqui no blog e e ainda receber conteúdos exclusivos, assine a nossa newsletter. É só clicar aqui.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.