
Brinquedo caseiro para bebês de 12 a 18 meses
Eu resolvi escrever o post de hoje porque me dei conta de que vivo inventando brincadeiras diferentes com a Gabi, resultado de uma extensa pesquisa que faço em livros e principalmente no Pinterest do Tempojunto, e me esqueço de dizer que podemos evoluir com uma mesma brincadeira, ao longo do tempo, à medida que o bebê cresce. Tem um brinquedo caseiro para bebês que eu descrevi no post “Pompom e tubos”. Você chegou a ler? Hoje quero contar como fiz a brincadeira ficar mais incrementada simplesmente adicionando mais bolas e mais tubos vazios na atividade.
Quando a Gabi era mais nova eu queria incentiva-la a andar, uma estratégia que usei foi colocar um tubo de papel toalha preso na parede e dar para ela pompons para jogar no tubo.
Pois bem, quando ela cresceu, o desafio mudou. Agora eu queria exercitar a usa capacidade de resolver problemas. Ao invés de um tubo na parede, coloquei três, sendo um de papel de toalha, um de papel higiênico e um de batata pringles (sim, de vez em quando rola uma junkie food aqui em casa).
Além disso, posicionei uma caixa organizadora logo abaixo dos tubos e nela coloque bolinhas de diferentes tamanhos. Sendo que, de propósito, algumas delas só passavam no tubo de Pringles, que tem um diâmetro maior do que os outros dois.
A Gabi passou a ter que analisar as bolas e, por tentativa e erro, perceber aonde ela deveria jogar as bolas de diferentes tamanhos para que elas caíssem do outro lado.
Lógico que teve muita tentativa e erro. Ela chegou a puxar um dos tubos para entender o que estava acontecendo.
Aos poucos. com um pouco da minha ajuda, ela conseguiu perceber qual bola deveria jogar em que tubo para ter sucesso e aí foi só alegria!
Legal, né?
Se você se interessou por este assunto de evoluir com a brincadeira à medida que o bebê cresce, provavelmente vai se gostar de ler sobre como fui mudando o jeito de usar brinquedos de encaixar formas geométricas e de usar Cestos dos Tesouros (o que eu faço até hoje).
E se você gostou deste post e quer acompanhar tudo o que publicamos no Tempojunto, é só clicar aqui e assinar a nossa newsletter semanal.
Muito bom! Tenho um sobrinho com 8 meses e já estou na busca de atividades para incentivar e para quando ele estiver andando.
Muito bom ver um tio participativo. Seja bem-vindo! Tem um monte de atividades para eles desde agora. Aproveite!
http://www.tempojunto.com/2015/02/22/10-brincadeiras-para-bebes-de-6-a-12-meses/
Beijos,
Patricia