O arauto da alegria Ney Megale lança o Mistério dos Narizes Desaparecidos


“Sei que as crianças precisam lidar com as coisas sérias do mundo. Mas há outros autores infantis que fazem um ótimo trabalho nesta área. Nas minhas histórias quero levar a alegria a elas”. Esta é a frase que mais marcou a entrevista com o escritor, ilustrador e publicitário Ney Megale. Ele lançou recentemente seu primeiro livro infantil no qual escreveu e ilustrou. “O Mistério dos Narizes Desaparecidos” mexe com o que há de mais característico nas crianças: a curiosidade.

Ney Megale e as crianças

Ele se considera um desenhista frustrado de personagens. “Porque meu sonho era trabalhar numa produtora de desenho animado. A vida me levou para a publicidade, mas não esqueci e sempre desenhei meus personagens”. Até que o escritor Julio Emílio Braz o chamou para ilustrar um livro – o conto de terror juvenil Contos de Arrepiar – e deu certo. Na seqüência vieram Perdidos na Mina, Camões: o Gato Poeta, Policarpo: o Papagaio Patriota e João Agitadão. Neste meio tempo, escreveu em três dias o Mistério. O livro só não saiu antes porque foram 10 anos (isso mesmo) de trabalho na ilustração da obra.

O arauto da alegria Ney Megale lança o Mistério dos Narizes Desaparecidos - Ney com o livro

Deu para perceber como Megale pode ser precioso e crítico com seus projetos. Esta é, aliás, a fonte de sua maior crítica por parte dos amigos. O escritor prefere que o traço de suas ilustrações para os livros seja feito no computador (vetorial) em lugar do desenho à mão. “Muitos que conhecem meu desenho perguntam porque optei por deixá-lo de lado nos livros. Eu achava que o grafite era ruim para arte final de um projeto editorial”, conta.

Neste vídeo de promoção do Mistério dos Narizes Desaparecidos Megale mostra alguns dos muitos esboços que ele fez a lapis. Olha como ele está beeem enganado sobre a decisão de usar a ilustração vetorial em seus projetos.

Olha só o personagem de outro livro que ele está ilustrando no momento. DEsta vez, trabalhando com aquarela. Não é bacana?

O arauto da alegria Ney Megale lança o Mistério dos Narizes Desaparecidos - dragão

O Mistério é narrado em versos, um estilo de literatura que atrai muito as crianças. Mesmo as pequenas e que às vezes não compreendem ainda o significado das palavras, costumam acompanhar a história pela sonoridade da rima. Neste trecho da entrevista, o autor explica como começou sua relação com os versos e o livro.

A alegria não para

Extremamente simpático e com a alegria de uma criança para falar do seu livro, Megale conta nos trechos abaixo como é o seu processo de criação de ilustrações e o que é escrever para as crianças.

Ney conta que recebeu muitos retornos das crianças e dos pais querendo saber o que aconteceria depois do final do livro. Bem, mesmo com uma rotina pesada por conta do trabalho publicitário, Megale pretende continuar a escrever para o mercado infantil. Seu próximo livro, ainda sem nome, já está escrito e começa a ser ilustrado. Ele garante que levará menos de 10 anos para publicá-lo 😉 Veja o trecho da entrevista sobre o novo projeto e os esboços dos personagens em primeira mão para o Tempojunto.

O arauto da alegria Ney Megale lança o Mistério dos Narizes Desaparecidos - rima que de bicho O arauto da alegria Ney Megale lança o Mistério dos Narizes Desaparecidos - rima que é bicho O arauto da alegria Ney Megale lança o Mistério dos Narizes Desaparecidos - rima que é bicho

“Eu não consigo mais separar o Ney dos livros infantis. Então, minha produção vai continuar sim. Sempre”.

Para terminar, vai o trecho da entrevista de onde eu tirei o início deste post. Para Megale, brincar é Alegria!

E se você quer acompanhar todas as entrevistas e dicas de brincadeiras aqui do blog, basta inscrever-se na nossa Newsletter. É gratuito e você receberá semanalmente em seu e-mail as atividades do Tempojunto.

2 Comments

Comente
  1. 1
    Vanderlei Sadrack

    Primeiramente parabéns pela matéria, Ney Megale é um artista muito talentoso e sensível que merece todo sucesso do mundo. Tive o prazer de trabalhar com o criativo autor em alguns projetos. Mas foi em O MISTÉRIO DOS NARIZES DESAPARECIDOS lançado pela Editora Kimera que realmente descobri o maravilhoso ser Humano e excelente profissional por trás desse artista. Um grande abraço meu amigo.

  2. 2
    Lia de Paula Moraes

    Sou autora do JOÃO AGITADÃO ilustrado pelo Ney Megale. O livro, que seria direcionado às crianças hiperativas, com a linda e bem colorida ilustração do Ney tornou-se um bem atraente livro infantil. Parabéns Ney, pelas suas ilustrações e pela poesia em O MISTÉRIO DOS NARIZES DESAPARECIDOS.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.