Novas brincadeiras para ajudar o bebê a ficar de bruços


Um dos desafios do desenvolvimento do bebê é ficar de bruços. A partir desta posição, ele sustenta o pescoço, apóia os braços e começa a grande aventura do engatinhar. Mas tudo isso deve acontecer com calma e quanto mais no formato de brincadeiras forem os estímulos, melhor.

Eu já fiz um vídeo juntamente com a fisioterapeuta Letícia Swoboda sobre o estímulo para o bebê ficar de bruços. E hoje eu vou falar de duas atividades que também são brincadeiras que incentivam esta posição.

Bruços na barriga da mamãe

Esta brincadeira dá para fazer com o bebê a partir do segundo mês de vida. Gentilmente coloque-o debruços na região do seu colo e barriga. Segure o bebê pela região lombar e lateral e chame a atenção para ele olhar para você.

Novas brincadeiras para ajudar o bebê a ficar de bruços - segurando o bebe pela lombar na barriga da mamae

Novas brincadeiras para ajudar o bebê a ficar de bruços - chamando atenção do bebê

Olha como a Júlia atende à mamãe Danusa e mantém a cabeça para cima. Com o tempo e o crescimento do bebê, você pode experimentar soltar as mãos e deixar que ele se sustente sozinho sobre você. A necessidade de equilibrar-se também fortalece os músculos de braços, pelve, abdome e pernas. Como a Júlia já fica mais tempo de bruços, foi fácil :)

Novas brincadeiras para ajudar o bebê a ficar de bruços - bebe solta na barriga da mamae

É muito importante considerar que a criança precisa estar bem desperta para fazer essas atividades. A Júlia estava tranquila, se divertindo e aproveitando as brincadeiras com a mamãe nas fotos. É porque além de ser naturalmente uma fofa, ela não estava nem com sono e nem com fome. Tudo fica mais fácil se a gente consegue reconhecer a melhor hora para fazer cada coisa.

Outro detalhe importante é esperar um tempo após as refeições para fazer as atividades, em especial se for para colocar o bebê de bruços. Essa posição, se feita logo após a mamada, provoca refluxo na certa!

Rolando na bola

Nestas fotos, a Júlia estava com três para quatro meses e já conseguiu brincar com a bola. Pode ser uma bola de pilates, ou aqueles pula-pulas. A atividade é rolar levemente sobre a bola, para trás e para frente. Olha a Júlia se divertindo.

Novas brincadeiras para ajudar o bebê a ficar de bruços - luiza se equilibrando na bola

O tempo todo a mamãe Danusa interagiu com a filha, sorrindo, cantando e conversando com ela. Assim, o tempojunto fica ainda melhor!

Novas brincadeiras para ajudar o bebê a ficar de bruços - bebe na bola para equilibro

Novas brincadeiras para ajudar o bebê a ficar de bruços - bebe brincando na bola

Eu vou publicar ainda várias atividades para ajudar no desenvolvimento do bebê. Se você não quer perder nada, que tal fazer parte da nossa lista de envio de e-mails? A Newsletter Tempojunto é semanal, gratuita e traz todos os posts que fizemos.

2 Comments

Comente
  1. 1
    Juliana

    Gostei das dicas e as fotos ficaram excelentes para visualizar o texto!!
    Prefiro textos com imagens para fixação do conteúdo!!
    Estarei sempre acompanhando as matérias!
    Obrigada e muita paz

    • 2
      Patrícia Marinho

      Que bom que você gostou, Juliana. A gente concorda que ilustrar o texto com boas imagens é muito importante. Não sei se você chegou a ver, mas nós mandamos um email por semana com o link para todo o conteúdo que foi postado no blog. Se não quiser perder nada, pode se cadastrar e receber nossos emails. bjs, Patricia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.