Os 5 apps para estimular o desenvolvimento cognitivo do seu filho


coluna da michelle

Qual o limite de estímulos tecnológicos na vida das crianças? Muitas pesquisas têm buscado respostas para essa pergunta. Segundo o Huffington Post, a Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Canadense de Pediatria atestam que bebês com idades entre 0 e 2 anos não devem ter qualquer exposição à tecnologia. Já as crianças um pouco maiores, entre 3 e 5 anos, devem ter acesso restrito a uma hora por dia, enquanto os que têm entre 6 e 18 anos devem ter acesso restrito a 2 horas por dia.

Se pensarmos que estamos em um mundo globalizado e que muitas coisas, inclusive aprendizagens, podem acontecer através do uso da tecnologia, saberemos usá-la como uma aliada no desenvolvimento dos pequenos. Para isso, é preciso um #tempojunto para descobrir o que de fato pode ser interessante e contribuir como estímulo para o desenvolvimento de funções cognitivas, sociais e emocionais nessa era digital.

Crianças precisam ser orientadas quanto ao uso de tablets, smartfones, televisão, computadores…no entanto, privá-las de experiências tecnológicas é torná-las analfabetas digitais em um mundo que cada vez mais vai se comunicar através dessa língua.

E se, por aqui, vivenciamos todos os tipos de experiência que estimulam a aprendizagem, anota aí esses aplicativos que podem ser um super recurso para o desenvolvimento cognitivo.

1-KUBIKO

O app Kubiko exige boa exploração das funções cognitivas como: planejamento, rotação mental, percepção visual, atenção e raciocínio lógico. A criança precisa ir girando as partes soltadas de um determinado personagem até conseguri completar sua imagem original. O jogo se trona difícil, pois você terá apenas 5 chances para completar o personangem escolhido. Indicado para crianças a cima de 12 anos de idade. Gratuito e disponível na Apple Store.

Os 5 apps para estimular o desenvolvimento cognitivo do seu filho - kubico

2-SAGO MINI MONSTERS

O app Sago Mini Monsters é super divertido e criativo. Nele a criançada poderá desenhar seu próprio monstro e depois cuidar do seu monstrinho. Um bom recurso para estimular linguagem, criatividade e envolver a criança em comandos simples. A partir de 4 anos. Gratuito na Apple Store e R$ 6,06 na Google Store (nesta loja há versão gratuita de Sago Mini Friends ou Mini Barcos).

Os 5 apps para estimular o desenvolvimento cognitivo do seu filho - Sago Mini Monsters

3- LEFT OR RIGHT?

Um jogo super empolgante e que você vai precisar classificar cada objeto que aparece, dando um direcionamento de acordo as relações lógicas e não perdendo um só segundo da sua atenção.  Indicado a partir de 5 anos. Gratuito e disponível na Apple Store. Na Google Store buscar por Direita ou Esquerda. Também gratuito.

Os 5 apps para estimular o desenvolvimento cognitivo do seu filho - left or right

4-MY MOSAIC

O app My Mosaic é bem legal para estimular o desenvolvimento das habilidades motoras finas, atenção, cópia e percepção visual. A criança vai adorar produzir desenhos através de mosaicos. A partir de 6 anos. Gratuito. Disponível na Google Store.

Os 5 apps para estimular o desenvolvimento cognitivo do seu filho - My Mosaic

5-MYABC GAME

My ABC Game é bem interessante para as crianças que estão na fase de alfabetização. Por aqui, a criança precisará escrever o nome das imagens que aparecem na telinha do seu tablet. Tem em versão Português e Inglês. Pode ser útil para os pequenos que estão aprendendo a escrita de algumas palavrinhas em Inglês também. Versões gratuita e por US$ 3,99 na Apple Store.

Os 5 apps para estimular o desenvolvimento cognitivo do seu filho - my abc game 2

Viu só como temos muitos recursos interessantes para aprender e se desenvolver através do uso das tecnologias? Basta passar um tempo junto brincando com os pequenos e estabelecer combinados quanto ao uso destas tecnologias =)

Se você gostou deste post e quer ficar por dentro das novidades do Tempojunto, entre para a nossa lista e passe a receber a nossa newsletter semanal por email.

*Michelle Costa Soares é Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e estudante de Neuropsicologia. Atua na cidade de Ilhéus-Ba, na área infantil, com avaliação e intervenção dos distúrbios e dificuldades de aprendizagem. Ministra aulas da disciplina Educação Especial em cursos de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia/Parfor. Trabalha junto a equipe Multidisciplinar na Equoterapia de Ilhéus e desenvolve projetos de inclusão educacional para crianças com necessidades especiais. Atualmente, registra em seu microblog no Instagram (@michelleterapiadecrianca) atividades e recursos educativos para o desenvolvimento das aprendizagens infantis.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.