As descobertas incríveis ao brincar com seu filho no espelho


Hoje eu vou falar de uma brincadeira muito legal para fazer com as crianças pequenas. Na verdade, estimular brincando com o espelho é algo que a gente pode fazer desde bebê, como neste post que fiz com a atividade de caretas no espelho, ou no que a Patricia Marinho escreveu sugerindo a brincadeira para os bebês de 0 a 6 meses.

Brincadeira com o bebê no espelho para estimular os sentidos - Brincadeira do reconhecimento com sorriso

brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses - gabi no espelho

Mas a proposta aqui é brincar com seu filho no espelho e acompanhar a descoberta da sua imagem e das possibilidades que o corpo da criança por proporcionar. Em geral, por volta de 2 anos as crianças descobrem de forma mais racional que elas podem esticar, encolher, contorcer, girar cada parte do corpo e é nesta fase também que elas começam a nomear “cabeça”, “braço”, “pescoço” e assim por diante. Estimular isso em frente ao espelho é incrível e muito divertido para as crianças. Bóra brincar?

Observar seu movimento

Sente com a criança em frente ao espelho e peça para ele se olhar. Pisque os olhos, balancem os cabelos franza o nariz, levante os ombros e incentive-a a perceber como cada pedacinho do rosto e do corpo podem mexer. Brinquem de imitar um ao outro fazendo alguma careta ou movimentando pequenas partes, como o dedinho. Quando eu fiz com a Cururuca e a Potchochenca ficamos um tempão rindo e experimentando expressões diferentes. Já tentou erguer uma sobrancelha? A Cururuca ficou tão intrigada que quando conseguia, ficava com o rosto “congelado” para não desmanchar o arco da sobrancelha! 🙂

As descobertas incríveis ao brincar com seu filho no espelho - larissa balancando o cabelo

Cantar e dançar

Tem algumas músicas infantis que citam as partes do corpo. Ou que incentivam movimentos como bater palma, bater os pés. Caranguejo não é peixe ou Cabeça, ombro, perna e pé e também Minha boneca de lata são alguns exemplos. Que tal cantar e dança na frente do espelho? Pode apostar que será um ângulo totalmente diferente que as crianças irão perceber as coreografias e aproveitar a música!

Mestre mandou e Vivo ou morto

Estas também são brincadeiras conhecidas, mas que ganham outro significado quando fazemos na frente do espelho. Já reparou como é diferente quando nós mesmos nos olhamos fazendo poses esquisitas? Imagine para as crianças! Combinem quem começa sendo o mestre. O outro fica na frente do espelho. O mestre diz: “Seu mestre mandou”, quem está no espelho responde: “Fazer o quê?”. Daí é só criar: “Ficar de joelhos”, “Colocar a mão na cintura”, “pular num pé só”, “encostar a cabeça no ombro”, e por aí vai.

Já o Vivo ou Morto é uma brincadeira de atenção. Quem vai conduzir a brincadeira fica de fora. Os outros na frente do espelho. Quando quem estiver conduzindo disser “Vivo”, todos ficam em pé. “Morto”, todos se agacham. O divertido da brincadeira é quando as crianças (e os adultos) começam a confundir os comandos.

As descobertas incríveis ao brincar com seu filho no espelho - larissa e pat agachadas

Expressões

Você já brincou de aprender as expressões com as crianças? O espelho é ótimo para isso.  Ele é ótimo para brincar com expressões faciais no espelho. Mostre imagens de diversas fisionomias de alegria, medo, raiva, nojo e tristeza. Depois, façam, você e seu filho, caretas imitando as expressões.

As descobertas incríveis ao brincar com seu filho no espelho - sofia e larissa com a mao no espelho

Com desenhos no espelho

Esta eu fiz como se fosse um Cantinho: deixei o espelho das crianças com desenhos de bigodes, chapéus, cabelos e outros acessórios mais ou menos na altura deles e esperei que chegassem da escola. Foi muuito legal a reação delas ao verem aquilo! Primeiro o espanto (quem desenhou no meu espelho???). Mas na seqüência, eles perceberam que se ficassem determinada posição, os desenhos “fariam parte da imagem” deles refletida.

Eles se divertiram à beça!

As descobertas incríveis ao brincar com seu filho no espelho - espelho desenhado

Com que roupa?

Eu nunca fui uma menina vaidosa, mas como casa de ferreiro o espeto é de pau, minha filha mais nova, a Potchochenca, de 3 anos, ama trocar de roupa, escolher a roupa. Ela também reclama quando precisa vestir a mesma roupa mais de uma vez na semana. Claro que eu não deixo abuso, mas às vezes peço que ela mesma escolha o que vestir.

Daí veio a ideia de brincar de fantasia e de mistura de roupas na frente do espelho. Eu separei algumas roupas e pertes de fantasias e deixei para as meninas no quarto. Daí sugeri que brincássemos de montar uma roupa diferente para, por exemplo, ir na casa da vovó. Daí cada uma escolhia e ficava na frente do espelho, analisando o efeito de cada roupa. Algumas combinações ficaram bem boas. Outras, rsrsrsrsr, deixa prá lá. Mas o objetivo mesmo era brincar de mistureba de roupas e deu certo!

As descobertas incríveis ao brincar com seu filho no espelho - menina fantasia

Olha quanta coisa dá prá fazer com um espelho! E tem muito mais aqui no blog. Se você preferir, a gente pode chegar toda semana no seu email. É só se inscrever na Newsletter do Tempojunto, grátis, grátis.

1 comment

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.