Música do mês: “Iapo” ou como os gestos ajudam a aprender uma música


By patcamargo

E chegou o post de música do mês. Em geral, sempre que eu encontro uma cifra corretinha na internet eu publico junto com a música, para aqueles que tocam um instrumento aproveitarem algo novo. E quando fui buscar a música deste mês – Iapo – descobri que ela é mais conhecida do que eu pensava! Melhor ainda!

Esta é mais uma daquelas canções que ficaram guardadas láááá na última prateleira de memórias, mas que chegam rapidinho no “comando central do cérebro” quando alguém canta. No meu caso, foram o Pocoyo e a Cururuca que aprenderam recentemente na escola.

A letra é bem simples:

Iapo, ia ia, e e e o
Iapo, ia, ia, e e e
Iapo, ia, ia e e

Iapo e tuque, tuque
Iapo e tuque, tuque, e e e

Eu gravei aqui o ritmo para você relembrar. A melodia também é simples e, ao mesmo tempo, super delicada e bonita de cantar.

Agora, o legal é que esta é uma música com gestos. Eu já falei em outros posts sobre música que os gestos são muito bons para a criança (incluindo as menores) memorizar a música facilmente. E a partir deste gestual, a brincadeira musical fica ainda mais legal.

Você pode variar o ritmo da música e não pode errar o gesto; também é possível “cantar em silêncio”, só usando os gestos para dar o tempo da canção. Outra sugestão é ir tirando as palavras a cada vez que a música é repetida, até ficarem somente os gestos.

Música do mês %22Iapo%22 ou como os gestos ajudam a aprender uma música IG2

Simples de fazer em qualquer lugar, seja em casa, no carro (claro, só com os passageiros fazendo os gestos!), na espera do médico, no parque, em dias de chuva ou para animar um grupo maior de amigos.

Neste vídeo, eu gravei a Cururuca e a Potchochenca fazendo os gestos que aprenderam na escola. Pensa se eu precisei desenferrujar a coordenação para acompanhá-las rsrsrsrs.

Não sei se você já sabe, mas aqui tem brincadeira nova diariamente. Para você não perder nada, faça parte da nossa lista da Newsletter e receba por e-mail tudo que postamos no Tempojunto.

Outra coisa, sabia que agora temos uma playlist no Spotify? Pois é. Músicas que a gente curte com os nossos filhos. Quem sabe você não curte?

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.