Os melhores apps para as crianças


No mês passado, a Coluna da Michelle fez um ano, dá para acreditar? Nesse período ela escreveu 13 posts e fez uma análise sobre mais de 70 apps. Foi tanta coisa legal que resolvemos fazer a última coluna do ano como uma retrospectiva de tudo o que foi publicado em 2015. Assim, mesmo que você tenha perdido algum post, pode conhecer agora os melhores apps para crianças na visão da colunista do Tempojunto.

Acho importante começar este post fazendo menção a um trecho da entrevista que a Dra Ana Escobar deu para o Tempojunto no ano passado. Nele ela fala sobre o papel da tecnologia na vida das crianças.

A gente concorda com essa visão de que a tecnologia veio para ficar e que nós, pais e cuidadores, somos os responsáveis por estabelecer os limites.

“A coisa mais perigosa que podemos fazer para os jovens hoje em dia é negar-lhes o acesso ao mundo digital, mas a segunda coisa mais perigosa é dar-lhes acesso ilimitado.”
Dr. Dimitri Christakis (pediatra AAP)

O mais legal da coluna que a Michelle escreve todos os meses é que ela sempre mostra os benefícios dos apps para algum aspecto do desenvolvimento. Ou seja, o que ela faz é nos ajudar a ter critério para escolher os apps mais indicados para as diferentes situações e momentos da vida do seu filho. Se você vai viajar e precisa colocar algo novo nos smartphones e tablets para ajudar a entreter as crianças na viagem (como uma das diferentes atividades que você pode fazer no percurso), ou se você vai ficar em casa e precisa saber o que fazer com as crianças nas férias, dá uma olhada nesses 7 posts que eu separei para esta retrospectiva:

1. 6 dicas de aplicativos para levar na viagem de férias

Hora de curtir com a família e amigos, brincar, viajar, experimentar coisas novas, exercitar o corpo e a mente. Pensando nesse momento de férias… que tal usar apps para aqueles momentos de espera durante uma viagem ou então para passar um tempo junto? A Michele neste post 6 dicas de aplicativos para levar na viagem de férias. São ótimos para brincar junto e entrar no clima da diversão em família.

aplicativos para levar na viagem de férias

2. Os Apps queridinhos das crianças

Uma seleção dos apps preferidos da Carol, dos filhos da Patcamargo e das muitas crianças que convivem com a Michele no seu cotidiano de especialista em psicopedagogia clínica

Os apps queridinhos das crianças

3. Os top 5 aplicativos para crianças no mundo da fantasia

O momento da fantasia traz consigo uma porção de sentido para as atividades futuras da criança. Durante a fantasia, a criança se projeta nas relações de alegria e tristeza e, assim, acaba vivenciando pelo brincar, situações que favorecem o desenvolvimento da interação social, linguagem, resolução de problemas, planejamento e criatividade.

Explorar um #tempojunto com os pequenos para criar histórias com seus personagens favoritos pode ser um momento super rico de interação e observação para os papais. Outra forma de interagir e tornar o contato com os personagens favoritos mais real é com o uso da tecnologia! Veja no post a nossa dica de apps para isso.

apps para crianças no mundo da fantasia

4. Aplicativos que trabalham a motivação das crianças

Quando uma criança brinca, ela não deseja estar sozinha, ela quer compartilhar, ganhar, perder, rir, falar, ouvir… ela quer APRENDER. E aprendizagem está em tudo: está na invenção de amigos imaginários, nas brigas com os irmãos, está no aprender a andar de bicicleta, baixar novos aplicativos e fazer a lição.

O post traz 7 dicas de app para movimentar as estruturas cognitivas e dar um up em um dos quesitos mais importantes para a aprendizagem: MOTIVAÇÃO!

Aplicativos que trabalham a motivação das crianças

5. 6 dicas de apps que estimulam a imaginação

Esse post vem com os melhores apps do estúdio Toca Boca para estimular a imaginação.

6 dicas de apps que estimulam a imaginacao capa

6. 6 dicas de aplicativos para as crianças

Aplicativos para crianças que podem de forma divertida e despretensiosa contribuir para a aprendizagem dessa galerinha.

6 dicas de app

7. 6 apps de desenvolvimento infantil preferidos pelos pais

Este post tem um mix especial com os apps que mais fizeram sucesso no Tempojunto para APRENDER e se DESENVOLVER.

Melhores apps de desenvolvimento infantil

Acho que nunca é demais repetir: se você gostou deste post e quer ficar por dentro das novidades do Tempojunto, entre para a nossa lista e passe a receber a nossa newsletter semanal por email.

Michelle costa soares*Michelle Costa Soares é Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e estudante de Neuropsicologia. Atua na cidade de Ilhéus-Ba, na área infantil, com avaliação e intervenção dos distúrbios e dificuldades de aprendizagem. Ministra aulas da disciplina Educação Especial em cursos de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia/Parfor. Trabalha junto a equipe Multidisciplinar na Equoterapia de Ilhéus e desenvolve projetos de inclusão educacional para crianças com necessidades especiais. Atualmente, registra em seu microblog no Instagram (@michelleterapiadecrianca) atividades e recursos educativos para o desenvolvimento das aprendizagens infantis.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.