Brincadeiras incríveis para aproveitar a chegada do verão


Amanhã começa oficialmente o Verão. Mas quem disse que a gente precisa esperar até lá? Hoje é domingo outdoor aqui no Tempojunto. Ou seja, aquele post com sugestões de brincadeiras para fazermos ao ar livre. E nada melhor que celebrar esta estação tão gostosa brincando lá fora.

Em geral, relacionamos verão com água, mar e piscina. Então, o desafio da gente foi escrever sobre pelo menos 5 atividades para aproveitar a chegada do verão, sem estar relacionado com água. Olha o que conseguimos e depois você pode avaliar se cumprimos a tarefa.

Soltar pipa, papagaio ou pandorga

Empinar pipa é uma delícia. Eu fazia isso quando criança na rua de casa. Depois, com os postes de energia, a brincadeira passou para os parques da cidade. E tem um post que eu escrevi que mostra como fazer papagaios de uma forma bem simples, sem precisar de vareta. Testamos todos aqui em casa e eles voaram muito bem!

Claro que com crianças menores não precisamos necessariamente empinar a pipa. Mas só de correr por um espaço livre com a pandorga voando atrás já foi uma diversão e tanto.

Brincadeira com pipa, pandorgas e bicudas - patcamargo empinando a pipa

Tirar o brinquedo do gelo

Outra brincadeira que as crianças amaram fazer. Teve até competição entre os amigos do Pocoyo para ver quem soltava o boneco do gelo primeiro. Para brincar você vai precisar de potes de plástico, bonecos pequenos que possam molhar, sal e uma colher de café.

figura_gelo_material

Primeiro colocamos os bonecos nos potinhos, enchemos de água e deixamos congelar. Depois chamamos as crianças para brincar e deixamos que elas pensem em como salvar os bonecos do gelo. Você pode dar uma ajudazinha mostrando que o sal derrete o gelo. Com a colher de café é possível ir quebrando o gelo com sal e os bonecos saem sem muita dificuldade.

2015-12-19 14.26.32

boneco_gelo

Construir um relógio de sol

Eu achei incrível quando descobri ainda criança esta forma de saber das horas. E é muito simples de fazer. A Luiza me ajudou e mostra os materiais necessários: 12 pedras e um graveto. Fácil, né?

relogio_sol_material

Para o relógio funcionar direitinho, as pedras precisam ser colocadas num círculo e com espaços simétricos entre elas. Eu costumo primeiro começar com uma cruz, que representa os números 12, 6, 9 e 3. Em seguida, colocamos as outras pedras.

relogio_sol_montagem

Depois, basta colocar o graveto bem no centro e seu relógio está pronto para funcionar.

relogi_sol_montagem2

relogio_sol_pronto

Olha o relógio de sol que a Patricia Marinho fez na praia.

10508417_10203872029857107_658202167_n

Fazer cristais coloridos

Esta é uma experiência cujo resultado é lindo. Os cristais feitos de açúcar ficam bem firmes e podem se transformar num tesouro, numa brincadeira de piratas por exemplo. Esta ideia eu tirei do livro Coisas de Meninos. Para esta experiência brincante você vai precisar de:

Copo

Linha de costura

Açúcar

Lápis

Corante de alimentos

Clipe

cristais_material

O primeiro passo é misturar açúcar no copo com água quente. Aproximadamente 3 partes de açúcar para 1 parte de água, até que para de dissolver. Em seguida, coloque algumas gotas do corante de alimentos.

Quando esfriar, prenda o clipe na linha de costura e amarre em um lápis. Apóie o lápis na borda do copo e mergulhe o clipe na solução de água com açúcar.

cristal_pronto

Em geral, de um dia para o outro, os cristais já começaram a aparecer no clipe. Ficam lindos.

Brincar com um catavento

Tem coisa mais fofa que um catavento? Às vezes não damos nada para ele, mas ao ar livre as crianças brincam a valer com cataventos. Se o dia estiver tão quente que não tem nem uma brisa, bóra correr que eles giram como nunca!

catavento_correndo

Não é difícil fazer um catavento. Você vai precisar de um quadrado de cartolina ou papel mais resistente colorido, tesoura, um canudo grosso ou lápis, uma tachinha. Neste post do Trabalho Manual tem o passo a passo.

catavento_pronto

Por aqui estas brincadeiras foram uma diversão já pré-verão. Então, olha o sol e vamos brincar! Mas, vale aqui dois alertas e uma prestação de serviço. Escolha os horários da manhã até às 10 horas e depois das 15 horas para brincar com as crianças no sol. E sabia que é bem neste horário que o mosquito que transmite a dengue e a zika mais atacam? Então, não esqueça do repelente. Especialmente nas pernas e no tornozelo, porque o Aedes aegypti ataca mais nestas regiões.

Já temos programados várias outras brincadeiras para este verãozão. Se você não quer perder nenhuma, inscreva-se gratuitamente na nossa Newsletter. Toda a semana um resumo do Tempojunto para você.

Afiliados

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.