10 maneiras de brincar de desenhar


Eu falei bastante, nas últimas semanas, sobre as melhores atividades que fiz com a Gabi no segundo semestre de 2015. Pois hoje vou pedir a ajuda da Carol para fazer um post para ajudar quem está na correria do final de ano e, mesmo assim, não quer perder o hábito de brincar com os pequenos. São 10 maneiras de brincar de desenhar. O bom dessas 10 brincadeiras é que, se você tiver papel e caneta na bolsa, pode fazê-las em qualquer lugar, até no restaurante ou na casa dos amigos.

1. Linha Mágica

Aqui você usa um lápis ou caneta de uma cor para desenhar uma linha contínua….

base pro desenho em uma linha

… e a criança outra cor de lápis para desenhar os objetos que ela enxerga nesse desenho. Repare como a linha curva do canto inferior esquerdo virou uma bolsa no olhar da Carol. Você encontra mais detalhes  neste post aqui.

desenho abstrato

2. Concurso de desenho sem tirar o lápis

Este é uma atividade antiga, mas mesmo assim resolvi colocar neste post porque a atividade é ótima: você e seus filhos precisam desenhar sem tirar o lápis do papel! A Carol adora fazer isso comigo e com as amigas. Neste segundo caso eu costumo atuar como juiz para julgar quem fez a melhor versão de um determinado tema. Clique aqui para entender direitinho como brincar.

Receita contra o tédio - concurso Quem consegue fazer o melhor desenho sem tirar a caneta do papel - Carol desenhando

3. Complete o desenho

Para esta brincadeira você vai precisar de um preparo que é recortar imagens de uma revista e colar num papel em branco. O trabalho da criança vai ser completar o desenho que você preparou para ela.

Complete o desenho - um convite à imaginação - desenhos prontos

4. Desenho as cegas

Já para esta atividade, você vai precisar de um lenço para vendar os olhos das crianças. Depois, apresente um tema para criança desenhar sem olhar. Por melhor que seja a noção espacial dela, os resultados do desenho são sempre surpreendentes.

Um jeito diferente de brincar de desenhar - carol desenhando

5. Desenho maluco

Para esta atividade,  você vai precisar pegar dois potes e nele colocar pedaços de papel dobrados para um sorteio. No primeiro pote você coloca nomes de lugares. No segundo, objetos. Cada pessoa que for desenhar vai tirar um papel de um dos potes e com isso ter o tema para o seu desenho. Quanto mais maluca for a combinação sorteada, melhor!

Como deixar a atividade de desenhar mais divertida - gambá no circo

6. O que você vê

Mesmo que você diga que não tem a menor habilidade para desenhar, vai conseguir fazer esta brincadeira. Basta pegar um papel, encher de rabisco e depois dar para a criança. A Carol viu um coração e uma carinha no rabisco que eu fiz. Veja que é fundamental usar cores diferentes para fazer a brincadeira.

brincar de desenhar - papel com os desenhos

7. Complete o desenho

Eu adoro fazer esta dica com a Carol. Eu começo um desenho no papel e entrego para ela continuar. Depois ela me devolve o papel e eu desenho mais um pouco. Até que juntas completamos o trabalho. O ideal é que cada um use uma cor para vocês conseguirem enxergar a contribuição de cada um ao resultado final. Mas se não tiver, não tem problema. Dá para fazer mesmo assim.

Atividades para a viagem – Parte 1 – Desenho

Atividades para a viagem - Desenho na prancheta

8. Duas metades

Essa atividade você vai entender melhor lendo o post original. Basicamente você pega um papel e dobra ao meio e usa uma metade para fazer o desenho. Depois você deixa só um pedacinho desta metade aparecendo. O outro participante vai somente este pedacinho e vai ter que continuar o desenho a partir daí. Quando você desdobrar o papel é que vai ver o que saiu.

brincar de desenhar - desenho completo

9. História em quadrinhos

Esta ideia é para incentivar o pequeno cartunista que tem dentro de cada criança! O post traz templates em PDF para você baixar, imprimir e dar para seus filhos criarem as suas próprias histórias em quadrinhos.

Como criar uma história em quadrinhos com as crianças - carol e dudu desenhando

10. A história do Cachorro

Para terminar, aprenda com a Carol como desenhar um cachorrinho e contar uma história ao mesmo tempo.

Um monte de ideia boa, né? Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

livro-tempojunto-100-brincadeiras-banner-inferior - sem logo cultura

4 Comments

Comente

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.