
As melhores brincadeiras sensoriais para bebês de 18 a 24 meses
Para completar a série que mostra as melhores atividades que fiz com a Gabi durante o segundo semestre de 2015, aí vai o post com as melhores brincadeiras sensoriais para bebês de 18 a 24 meses. Mal posso acreditar que a minha pequena já fez dois anos e eu fiz tantas coisas legais com ela!
Para quem está chegando agora, este é o quarto post de uma série que trouxe: os melhores brinquedos caseiros para bebês de 18 a 24 meses, seguido das melhores brincadeiras e artes para os pequenos desta faixa etária.
Agora, se você acompanha o blog há tempos, sabe que eu simplesmente adoro as atividades sensoriais. Desde o primeiro cesto dos tesouros, quando a Gabi tinha 4 meses, acho mágico seguir os princípios da filosofia montessori e permitir a Gabi descobrir o mundo através dos sentidos. A natureza exploradora das crianças tende a ir se perdendo com o tempo e quanto mais a gente permitir que a capacidade de explorar seja aplicada pelos pequenos na Primeira Infância (período que vai da gestação aos 6 anos), mais efeito isto terá, tanto na arquitetura do cérebro, quanto no desenvolvimento das habilidades cognitivas, físicas, sociais e emocionais das crianças.
Por incrível que pareça, vou começar falando de uma atividade que “deu errado”. Coloquei as aspas porque este conceito de dar certo ou errado acaba sendo um olhar que nós, adultos, damos para as brincadeiras. A gente fala que algo deu errado quando não acontece dentro do esperado. No entanto, quando estamos falando de descobertas, o fato da criança não querer se relacionar com uma determinada proposta também é um aprendizado. Para ela e para a gente. No caso da atividade do creme de barbear, foi com ela que descobri o nojinho da Gabi. Desde então, converso com ela isso nos momentos em que ela não quer tocar um objeto.
Dito isto, a brincadeira em misturar corante de alimentos com a espuma de barbear e deixar a criança explorar. A esta altura ela já deve ter saído da fase oral e consegue entender quando você fala que não pode levar um determinado objeto na boca. Posso falar, a Gabi pode até não ter gostado desta proposta, mas a Carol amou. Volta e meia me pede para fazer de novo. Olha aí mais uma ideia que pode unir crianças de idades diferentes!
2. Gelo
Esta brincadeira eu fiz com a Gabi numa viagem de avião e consiste em deixar a criança brincar livremente com cubos de gelo. Seu papel é observar (e evitar que ela engula pedaços do gelo, claro) e perceber como a criança pode ter reações diferentes com um simples cubo de gelo.
Já esta atividade quem organizou foi a Carol. Ela quis fazer um experimento do papel picado e água e acabou chamando a irmã para brincar junto. E não é que a Gabi adorou? Explorou o papel molhado de todos os jeitos! Rendeu muito mais do que eu esperava.
Esta é uma das brincadeiras preferidas da Gabi. Transferir grãos de um pote para o outro usando diferentes colheres. Para a gente pode parecer que ela não está fazendo. No entanto, este tipo de atividade é ótima para funções que às vezes não valorizamos como desenvolver a coordenação motora fina e a coordenação olho mão.
Você se lembra de uma das primeiras brincadeiras que fiz, do brinquedo na gelatina? Pois então, com a Gabi crescida, resolvi fazer de novo, desta vez com botões. Como a Gabi descobriu o nojinho neste meio tempo, ela acabou tendo uma reação completamente diferente nesta nova versão.
Taí outra descoberta sensorial que foi incrível tanto para a Gabi quanto para a Carol. Brincar com amido de milho (maizena) puro e depois misturado com água!
Vou deixar a Carol contar como é.
7. Caixa sensorial com macarrão
Por último, como não amar uma atividade em que a Gabi, sozinha, descobriu 11 jeitos diferentes de brincar?
Espero que você tenha gostado desse nosso “Melhores momentos”. E se você não quer perder nenhuma atividade destas, inscreva-se na nossa Newsletter e você receberá semanalmente nossas novidades!
Olá! Achei muito massa, gostaria que vocês me enviassem mais opções. Obrigadaaaaa!
Olá Debora,
Obrigada pelo interesse. A gente não consegue mandar ideias específicas de uma faixa etária. Se quiser receber o nosso email semanal com o resumo do que postamos no blog, com ideias para todas as faixas etárias, é só se cadastrar e entrar na nossa lista. É grátis. o link para o cadastro é este aqui:
http://bit.ly/Cadastro_Newsletter_Banner
Beijos,
Patrícia