Como distrair o bebê na viagem

Como distrair o bebê na viagem


Você vai enfrentar algumas horas de estrada ou de avião com um bebê? Melhor se preparar com antecedência para saber como distrair o bebê na viagem. Me dei conta que fiz até um e-book para ajudar quem vai viajar com as crianças (se quiser uma cópia é só se cadastrar aqui para receber), mas até hoje não havia escrito um post sobre como enfrentar o tempo no carro (ou avião) com os bebês. Vou contar um pouco da minha experiência com a Gabi. Espero que seja útil.

1. Preparar a mala de mão

Aqui começa o trabalho. Pensar no que levar e que brincadeira fazer durante o percurso da viagem é fundamental. Eu sempre coloco alguns brinquedos e livros na de 3 categorias diferentes na mala de mão. A primeira é a dos brinquedos preferidos. Eu excluo os que são barulhentos demais para evitar incomodar os outros. Mas tem um detalhe. Alguns dias antes da viagem eu tiro o brinquedo de circulação para que a Gabi sinta saudade, e portanto queira passar mais tempo, quando o tal brinquedo reaparece na suas mãos na viagem.

A segunda categoria é a dos brinquedos do cotidiano. Coloco as coisas que sempre fazem sucesso com ela, especialmente livros, porque eu consigo aproveitar para contar histórias. A terceira categoria é a dos brinquedos novos, coisas que a Gabi ainda não interagiu e portanto tende a passar um bom tempo explorando quando encontra pela primeira vez.

Quando eu falo brinquedos, estou me referindo a qualquer objeto lúdico que eu leve para distraí-la no carro. Entram nesta categoria coisas como copos de papel descartável, pompom, palito de picolé e vários outros itens que viram brinquedo aqui em casa.

Como distrair o bebê na viagem - brinquedos

2. No carro

Para o carro, eu ganhei de presente um porta-brinquedos que eu penduro na traseira do banco do carona e que funciona muito bem. O acesso aos brinquedos fica muito mais fácil. Além de levar os brinquedos, aproveito que estou no carro com a família para cantar. Tanto para deixar a Gabi animada – aí entram músicas que tenham algum tipo de coreografia com as mãos, como a dos 10 indiozinhos – quanto para fazer a Gabi dormir. Neste último caso, a música “Perdi Meu Anel no Mar”, da Bia Bedran,  continua sendo imbatível.

Como distrair o bebê na viagem - brinquedos no carro

3. Brincadeiras no avião

Para o avião, você leva a mala de mão esperando que tudo funcione perfeitamente, mas as vezes a estratégia não funciona e a criança não se interessa por nada. Neste caso é uma boa hora de explorar o entorno e aproveitar para inventar brinquedos. No começo você pode usar a revista de bordo (aponte as fotos e conte histórias e faça sons ou caretas para imitar as pessoas que aparecem nas fotos), o botão da luz (ligar e desligar a luz de leitura pode fazer maravilhas) e usar o saco de enjoo. Este último você pode usar para brincar de “Cadê a mamãe?” O bebê tira o saquinho e você responde com “Achou!”. A Gabi também adora ficar tirando e colocando o protetor de cabeça.

Depois na hora que vem o serviço de bordo, novas brincadeiras aparecem. Os amendoins podem ir para dentro do copo ou para dentro da garrafa de água que você levou vira um chocalho. O as pedras de gelo do copo podem virar uma atividade de descoberta sensorial (contato da mão do bebê com o gelinho). Além disso você pode brincar de picar o guardanapo e jogar no copo e de colocar e tirar todos esses itens dentro do saco de enjôo.

No mais, é torcer para o bebê dormir logo ou para você encontrar uma família que goste de crianças sentada no banco de trás do seu. Gabi ama ficar observando as pessoas, especialmente se eles fazem gracinhas para ela.

+ Nenhum comentário

Deixe seu comentário


E aí, o que você achou?