Brincadeira para fazer em casa com o seu filho pequeno


Você chegou a ler o post que eu fiz sobre como organizar uma rotina de brincadeiras para o seu bebê? Lá eu falo sobre planejamento de atividades e sobre como, muitas vezes, eu me surpreendo em ver uma atividade aparentemente “boba” render horrores. Foi assim a caixa sensorial de macarrão, a dica de de hoje de brincadeira para fazer em casa com o seu filho pequeno.

Eu sempre brinquei com caixas sensoriais com a Gabi. O primeiro cesto dos tesouros foi quando ela tinha 4 meses. Desde então, muitos cestos de tesouros depois, a caixa plásticas com diferentes estímulos virou uma ótima brincadeira: já usei areia, água, algodão e água, arroz, papel de seda… Agora foi a vez do macarrão cru com diferentes potes e colheres. O ideal é você deixar passar a fase oral, em que a criança leva tudo a boca, para poder brincar com objetos pequenos com mais segurança. Mas mesmo assim é bom ficar de olho, como em todas as brincadeiras do Tempojunto. De qualquer maneira, estamos falando de macarrão, que mesmo cru pode ser digerido sem problemas para a saúde.

Brincadeira para fazer em casa com o seu filho pequeno - materiais

Para começar, eu forrei o chão com uma toalha, despejei o macarrão na caixa plástica e arrumei tudo para a Gabi brincar.

Brincadeira para fazer em casa com o seu filho pequeno - preparaçao

Agora prepare-se para ver 10 variações da brincadeira, todas criadas pela Gabi. Eu não fiz nada além de preparar o santinho e ficar observando os seus experimentos.

1. Brincar com a mão

Brincadeira para fazer em casa com o seu filho pequeno - brincar com a mao

2. Usar uma pá para pegar o macarrão

Brincadeira para fazer em casa com o seu filho pequeno - usando uma pa para pegar o macarrao

3. Encher um recipiente com o macarrão da pá (cair macarrão fora faz parte! Não saia correndo para limpar e nem diga coisas como “assim, não”).

Brincadeira para fazer em casa com o seu filho pequeno - enchendo o pote com o macarrao da pa

4. Derrubar o conteúdo de um recipiente no outro

Brincadeira para fazer em casa com o seu filho pequeno - derrubando o macarrao de um pote para o outro

5. Troca a pá por um pote

Brincadeira para fazer em casa com o seu filho pequeno - trocando a pa por um pote

6. Desistir do pote e usar uma colher e a pá ao mesmo tempo

Brincadeira para fazer em casa com o seu filho pequeno - gabi usando colher e pa

7. Colocar o pé

Brincadeira para fazer em casa com o seu filho pequeno - gabi colocando o pe

8. Colocar os dois pés

Brincadeira para fazer em casa com o seu filho pequeno - gabi colocando os dois pes

9. Chamar a irmã para colocar os pés também

Brincadeira para fazer em casa com o seu filho pequeno - gabi chamando a irma a por o pe

10. Brincar com as mãos, os pés, os potes E as colheres tudo ao mesmo tempo agora rsrsrsrsrs

Brincadeira para fazer em casa com o seu filho pequeno - tudo ao mesmo tempo agora

E aí? Você tinha ideia de que dava para fazer tanta coisa com macarrão, potes e colheres?

Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

6 Comments

Comente
  1. 3
    Elaine

    Oi, Paty, tudo bem? Conheci seu site a pouco tempo e adorei! as dicas são ótimas e as brincadeiras maravilhosa! Estava realmente procurando ideias para fazer com o pequeno dentro de casa. Recentemente fiz essa brincadeira sensorial com feijão! Ele, simplesmente, amou! Coloquei junto com todo o material aquelas colheres medidoras. Aí foi uma farra, porque tinham vários tamanhos de colheres! Passou mais de uma hora brincando e quando eu juntava os feijões e colocava no organizador novamente, a brincadeira recomeçava! Nos divertimos muito! A única parte ruim foi quando ele descobriu que se colocasse os feijões no organizador pequeno, ele conseguia carregá-los e jogar dentro das gavetas! kkkkkkk Mas tudo bem, faz parte! Obrigada pelas dicas! Com certeza farei todas as brincadeiras! Bjoss

    • 4
      Patrícia Marinho

      Que legal, Elaine! Adorei saber que a ideia funcionou bem na sua casa! Realmente, ele descobrir que podia colocar os feijões em outros lugares da casa não estava nos planos rsrsrsrs. Mas que bom que você gostou do Tempojunto. Obrigada pelos elogios!

      Beijos,

      Patrícia

  2. 5
    Paula

    Eu tentei várias vezes brincar com macarrão com minha filha de 1a7m. Mas ela só se interessa por virar todo o macarrão no chao:-) alguma sugestão???

    • 6
      Patrícia Marinho

      Oi Paula, Tudo bem? Olha isso acontece. As crianças são diferentes. Primeiro, não tem um jeito certo e errado de brincar. Ela resolveu explorar derrubando? Faz parte. Se ela se divertiu fazendo isso (e dá para contornar o caos depois), ela está brincando e descobrindo o material. Só que do jeito dela.
      Por outro lado, ela pode não ter se interessado por esse estímulo específico e tudo bem também. Tem coisas que “dão errado” por aqui também. Nesse caso, a gente deixa a brincadeira de lado e parte para outra. A gente escreveu um post sobre isso para o blog Saúde Infantil do Hospital Sabará. Dá um olhada: http://saudeinfantil.blog.br/2015/10/a-brincadeira-perfeita/#more-10012
      Espero ter respondido. Beijos, Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.