Como organizar uma rotina de brincadeiras para bebês


Acho que nunca contei aqui com detalhes como estabeleço a rotina da Gabi e onde encontro tempo para fazer as atividades que vêm para o blog. Hoje quero falar sobre como organizar uma rotina de brincadeiras para bebês e contar de uma atividade simples de coordenação motora fina, mas que funciona, que é colocar canudos numa garrafa.

Bom, primeiro deixa eu dizer que acredito e defendo a rotina para as crianças, especialmente as pequenas, de 0 a 3 anos. Eu li bastante sobre o assunto e depois pude comprovar com a minha experiência como mãe de duas filhas, que as crianças se sentem mais seguras, mais capazes de lidar com o mundo e aprender quando sabem o que vai acontecer no seu dia. Quem estabelece isso é a rotina. Eu confesso que hoje sou um pouco mais relaxada do que com a primeira filha, mas mesmo assim a repetição das atividades acontece.

A Gabi ainda não frequenta a escola e, com isso, descontando o tempo sono, alimentação e cuidados de higiene pessoal, ela tem disponíveis umas 3 horas para brincadeiras e passeios na parte da manhã e outras 3 horas na parte da tarde. Desse tempo, ela passa pelo menos uma hora “acompanhando” as tarefas da casa. Como brincar no chão enquanto quarto da Carol é arrumado. Ou fazer brincadeiras com as de mexer nos pregadores de roupa na área de serviço ou de empilhar latas na despensa. Pode ser, também, ver um cesto de tesouros feito com utensílios da cozinha ou mexer na caixa de cacarecos, que nem a que a pedagoga Nylse Helena descreveu na sua entrevista para a série Importância do Brincar, e que fica no chão do quarto dela.

Como organizar uma rotina de brincadeiras para bebês - caixa de cacareco

Ainda na parte da manhã, outra hora é dedicada ao brincar livre. Temos uma área de brincar na varanda e ela vai lá e escolhe o que fazer. Atualmente “xaxinha”, ou seja, massinha, é uma das suas atividades preferidas.

Finalmente, a terceira hora da parte da manhã é dedicada às brincadeiras dirigidas. Podem ser uma, duas ou até três dependendo do nível de interesse e envolvimento dela em cada. Tem coisas que eu acho que vai levar um tempão e ela se cansa em dois minutos (lembra da caixa sensorial com papel de seda?) e outras que levam uma eternidade (no tempo das crianças, ou seja, 30 minutos no máximo).

Para fazer essas atividades, eu pesquiso muito no Pinterest (tenho um board só de brincadeiras para crianças entre 1 e 2 anos, por exemplo) e em livros como 125 brincadeiras para estimular o cérebro do bebê.  Daí separo as atividades que me interessam, considerando o estágio de desenvolvimento da Gabi, e monto uma lista, que vai para a porta da geladeira, contendo uma atividade diferente por dia.

Como organizar uma rotina de brincadeiras para bebês - lista na geladeira

Eu procuro fazer uma lista diversificada para que cada semana tenha menos uma atividade sensorial, uma de coordenação motora fina, uma de movimento (coordenação motora grossa), uma de artes e uma de diversão pura, como o jogo do “cadê a bolinha”. Se ela se envolve em alguma delas, eu vou repetindo até que ela incorpora a brincadeira no seu repertório e passa a me pedir. Eu falo “quer brincar do quê, Gabi?”. Ao que ela já responde coisas como “café, papai, otro pote, cuié.” (Isso é o jeito dela de dizer que quer brincar com os grãos de café do papai).

Na parte da tarde o tempo da Gabi é dividido entre brincar na brinquedoteca e no play do prédio com os amiguinhos e dar passeios pelo bairro. Assim ela frequenta o parque, a pracinha, a loja que vende de peixes, o supermercado (aonde ela compra a fruta que vai comer em casa) e por aí vai. Com isso conseguimos desenvolver um outro lado importante que são as habilidades sociais. Eu tenho a sorte de ter uma brinquedoteca boa, um play pensado para os pequenos e repleto de estímulos como balanço, escorregador, etc. e mais quatro crianças na faixa etária da Gabi, além de outras mais velhas. Assim é legal porque ela tem como e com quem brincar o tempo todo.

A atividade que eu planejo para o dia se der muuuuito certo, dura no máximo 20 minutos. Daí que a gente vai olhando em volta, para os materiais disponíveis, e criando novas propostas. É assim que surgem brincadeiras como a que vou mostrar hoje. Bastou reunir uma garrafa plástica vazia e alguns canudos (poderia ser palito de picolé), para termos uma ótima atividade de coordenação motora fina. Veja que legal o empenho da Gabi em colocar e tirar os canudos da garrafa. Repare especialmente nas diferentes estratégias que ela usa com as mãos para conseguir alcançar o seu objetivo.

Como organizar uma rotina de brincadeiras para bebês - Gabi colocando canudo na garrafa

Esta brincadeira a Patcamargo também já tinha usado com a filha dela de 3 anos, tanto para continuar trabalhando a coordenação motora fina, quanto como dica de atividade que nos liberam alguns minutinhos para ir ao banheiro ou olhar a comida no fogo. Mas neste caso, só quando seu filho tiver mesmo a idade da filha da Pat, ok?

“Bom, essa foi a nossa sugestão de atividade de hoje. Espero que você tenha gostado. Se sim, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

2 Comments

Comente
  1. 1
    Elizabeth Prates

    olha tenho um bebe de 1 ano e 1 mês meu primeiro filho moramos em uma cidade pequena q não tem play graund no máximo uma pracinha de areia com escorregador e balanco q não da pra balançar por e muito grande mas temos balanco em casa eu tenho dificuldade de fazer ele brincar propriamente dito ele gosta de desenhos musicais mas quero diminuir esse tempo com a tv . moro em um quintal q tem outras casas mas não tem crianças mas tem muitos bichos mas por motivos de fezes nao deixo ficar no quintal [GALINHA CACHORRO ETC… ] QUANDO QUERO QUE ELE TOME UMA ar fresco vamos para a calcada na rua. Se puder me de ideias para brincar com ele. ja tentei massinha ele gosta, tinta nao liga, giz de cera so quer jogar no chao mas gosta de esconde esconde e bolas

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.