7 Atividades para distrair seu filho por uns minutinhos


Às vezes você só precisa de dois ou três minutinhos com seu filho ocupado e seguro para terminar alguma coisa: checar a comida no fogo; atender ao telefone; passar o olho pelo jornal; responder um e-mail; trocar a fralda do irmãozinho; ou ir ao banheiro (!) são atividades que quase todos os pais de crianças entre 1 e 2 anos sofrem para fazer com tranquilidade (não é? rsrsrs).

Estas brincadeiras aqui são para estes momentos em que a necessidade não é de tempojunto, mas de tempo-sozinho. Distrair seu filho por uns minutinhos. Sim! Eu sei que é preciso. Escolhi aquelas que fiz em casa e que a Patcamargo também testou e que se mostraram simples de preparar e eficientes. Espero que funcione aí na sua casa também. Assim, ligar a televisão não precisa ser a única opção. Olha só:

1. Colocar cotonetes em buracos de caixas de ovos

Você vai precisar de

– uma caixa de ovos vazia

– cotonetes

– tesoura ou chave de fenda para fazer os furos na caixa

distrair seu filho por uns minutinhos - cotonetes material

Faça pequenos furos no topo dos suportes de ovos. Se quiser uma dica, coloque massinha na parte de trás do suporte. Assim você faz o furo bem no meio e com segurança. Eu dei esta dica antes no post sobre olhar as estrelas.

distrair seu filho por uns minutinhos - cotonetes

Deixe no chão os cotonetes e a caixa, como um convite para brincar. Em instantes, seu filho vai tentar descobrir o que fazer com o novo brinquedo! Prático e inclusivo.

2. Uma caixa de papelão e giz de cera (só se ele não coloca as coisas na boca)

Eu falei sobre esta atividade no post sobre brincadeiras silenciosas. A Patcamargo testou na casa dela e funciona mesmo! Se você não tiver uma caixa de papelão grande o suficiente para seu filho ficar inteirinho dentro, pode ser uma menor mesmo. O desafio para você colocar a ele é desenhar por dentro da caixa.

Crédito: Blog Barrysweetbaby

Crédito: Blog Barrysweetbaby

Eu troquei a canetinha pelo giz de cera porque já que não estarei perto, brincando junto, melhor evitar tinta na roupa ou fora da caixa. Giz de cera limpa mais fácil, se for o caso ;)

3. Pintando com água

Esta também é outra dica que eu já tinha dado. Mas tem uma versão que dá para fazer dentro de casa, mesmo sem sol: no vidro ou espelho. Um pincel e um potinho de água e a criançada se diverte vendo as gotas de água escorrerem pelo vidro. Depois, é só secar.

distrair seu filho por uns minutinhos - pintura com agua

Se você prefere uma versão menos bagunceira, pode usar uma folha de cartolina escura, ou papelão para a pintura. Também funciona!

distrair seu filho por uns minutinhos - pintando na cartolina

4. Canudos e palitos de sorvete na garrafa de água

distrair seu filho por uns minutinhos - garrafa e canudo material

Uma garrafinha vazia de água, canudinhos e palitos de sorvete são o que você precisa para manter as crianças distraidas por alguns minutinhos.

Bem simples, mas para eles é uma atividade que, além de fortalecer a coordenação motora e noção espacial, ajuda na concentração. Também super inclusiva e dá para fazer com irmãos.

distrair seu filho por uns minutinhos - garrafa e canudo

5. Alinhavo

Mais uma que a Patcamargo testou na casa dela e funcionou com os três. Cada um ganhou uma figura furadinha, como eu expliquei no post de atividades para acalmar antes de dormir.

Os três brincaram de quem conseguia fazer primeiro o alinhavo e depois trocaram as figuras entre eles. Foi uma distração ótima que rendeu um tempo para começar o jantar!

distrair seu filho por uns minutinhos - alinhavo

6. Tirar a fita crepe da mesa (e colocar de volta)

Para esta atividade você só precisa de fita crepe. Cole várias tiras de crepe numa superfície lisa, como uma mesa ou até o chão. Pode colocar uma por cima da outra, como eu fiz na foto.

distrair seu filho por uns minutinhos - larissa tirando fita crepe

Em seguida é só deixar seu filho se divertir tentando tirar toda a fita crepe. Se ficou muito fácil, peça para ele colar de novo, da maneira que achar melhor.

7. Caixa de cereais furada + canudinhos em pedaços

Esta atividade eu achei bem interessante. Você precisa de:

Caixa de cereais vazia

Canudinhos

Tesoura

Com a tesoura, faça pequenos furos por toda a caixa. Não esqueça das laterais. Então, corte os canudinhos em pedaços de mais ou menos 4 centímetros.

distrair seu filho por uns minutinhos - caixa de cereal com canudo

Apresente para a criança e peça para ela colocar os canudinhos em todos os furinhos que encontrar, sem deixar o canudo cair dentro da caixa (claro, se cair não tem problema. É só colocar outro). E você terá com distrair seu filho por uns minutinhos.

distrair seu filho por uns minutinhos - caixa de cereal e canudo

Sabe que estas atividades também funcionam super bem para quem tem um filho nesta idade e outro bebê menorzinho pela casa? Como eu disse no começo do post, às vezes a gente precisa de um tempinho para trocar a fralda, colocar para arrotar ou limpar um gorfo fora de hora.

Se você gostou dessa dica e não quer perder nenhuma novidade do Tempojunto, faça parte do nosso grupo da newsletter. É gratuito e você recebe nossas atualizações semanalmente em seu e-mail.

6 Comments

Comente
  1. 1
    Lilian

    Adorei as atividades!! Algumas ja faço outras são novas para mim!! Irei fazer com certeza!! Beijão Lilian @maetambem

  2. 3
    josilma

    amei essas brincadeiras,e gostaria de mais ideias pois pretendo trabalhar com minhas crianças com matérias não estruturados

    • 4
      Patrícia Marinho

      Olá Josilma,
      Obrigada pelo interesse. A gente não consegue mandar ideias específicas de um tipo de atividade. Se quiser receber o nosso email semanal com o resumo do que postamos no blog, é só se cadastrar e entrar na nossa lista. É grátis. o link para o cadastro é este aqui:
      http://bit.ly/Cadastro_Newsletter_Banner
      Beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.