Atividade com latas da despensa para bebês


Eu não falei no último post sobre a Gabi que eu pareço estar obcecada por latas? É a pura verdade! Nesse meu desejo cotidiano de transformar a exploração dos objetos da casa numa grande brincadeira para a Gabi, as latas, como as caixas de papelão e os rolos de papel higiênico viram matéria prima recorrente por aqui. Já dei um monte de exemplo de atividade com latas, como o pé de lata que vira tambor e o pote de café que vira distração no cadeirão. Hoje vou falar sobre como transformar a presença da criança na cozinha (sempre afastada de perigos como o fogão ligado) em uma brincadeira interessante para ela. E de quebra pode dar para você o tempinho necessário para acabar alguma atividade da casa que ficou pendente.

Tudo o que você vai precisar são de latas de diferentes tamanhos que ficam na despensa da sua casa.

A brincadeira começa com o manuseio das latas. Repare como a Gabi pega com uma ou com as duas mãos. Pode não parecer, mas ela está descobrindo o seu próprio jeito de pegar um objeto.

Atividade com latas da despensa para bebês - Gabi manuseando as latas

O natural é que as latas acabem indo para no chão, num grande exercício de agacha e levanta que por si só é um estímulo para a criança

Atividade com latas da despensa para bebês - exercicio de agacha e levanta

Depois tem a brincadeira pode ficar mais sofisticada e vir acompanhada de uma atividade de empilhar as latas.

Atividade com latas da despensa para bebês - gabi empilhando as latasAtividade com latas da despensa para bebês - gabi empilhando todas as latas

Se a criança se envolver com a atividade, ela vai perceber que pode empilhar de diferentes maneiras, o que é um ótimo exercício para a criatividade.

Atividade com latas da despensa para bebês - latas empilhadas

O tempo todo a atividade pode vir acompanha de estímulos cognitivos, como contar junto com a criança quantas latas ela pegou e quantas ela empilhou, falar sobre a lata grande e a lata pequena, usar a expressão “pesado” para falar da lata cheia e ainda falar sobre as cores da lata.

Dá próxima vez que você tiver que fazer alguma tarefa da casa ao mesmo tempo que brinca com os filhos, experimente usar as latas da despensa ou os pregadores de roupa.  São formas de incluir a criança na rotina da casa com alguma diversão.

Espero que você tenha gostado da brincadeira. Se quiser acompanhar nossas postagens e ainda receber conteúdos exclusivos, entre para a nossa lista e receba as informações por email.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.