Brincadeiras para estimular os sentidos dos recém-nascidos


Às quintas-feiras agora passam a receber os posts que antes eram feitos aos domingos. Então, duas vezes por mês eu (a Patcamargo) escrevo aqui sobre atividades com bebês até 2 anos. A gente sabe aqui no Tempojunto que brincar com bebês é uma aventura incrível e proporcionar a eles estes momentos é importantíssimo. Mas como os nossos (meus e da Patricia Marinho) já passaram por esta etapa, vou “emprestar” bebês das amigas para mostrar as brincadeiras aqui.

Em outros posts, como os de hoje, vou usar referências de outros lugares com brincadeiras que eu ou a Patricia fizemos, mas na época não fotografamos. Se você chegou agora por aqui, é legal saber que eu passei por esta fase deliciosa de 0 a 2 anos três vezes (com o Pocoyo, a Cururuca e a Potchochenca, meus filhos que hoje estão com 6, 4 e 4 anos e meio) e a Patricia Marinho duas vezes (com a Carol, de 9 anos e a Gabi, de 2 e meio).

… e olha o que acontece: o cubo laranja cai! Ela consegue o que queria!

… e olha o que acontece: o cubo laranja cai! Ela consegue o que queria!

A dica de hoje é para você, que tem um bebê entre 0 e 3 meses. São três brincadeiras que eles adoram, ajudam no desenvolvimento dos sentidos e você pode repetir por vários dias que eles não irão se cansar. O legal é intercalar os dias com outras brincadeiras, só para não ficar repetitivo para você. Estas ideias eu fiz com meus filhos, mas também tirei do blog My Life and The Kids, que eu conheci via Pinterest.

Para a visão: cores com prismas

prism-ball-66895_1280

Um prisma pode ser um pingente como este da foto, ou uma peça de vidro triangular ou até algum bibelot que você tenha de cristal ou vidro. Pendure-o próximo a uma janela ensolarada. Traga seu bebê bem perto e gire o prisma, fazendo com que a luz do sol reflita e projete as cores do arco-íris na parede ou móvel próximo. Deixe que seu recém-nascido observe as cores a movimentação em torno do quarto.

Se você não tem um prisma fácil em casa, pode colocar um pequeno espelho em uma fita e pendure-o na janela. O efeito é o mesmo.

Você vai perceber como ele ficará encantado com a luz e deve segui-la pelo ambiente. Em casa até hoje quando há o reflexo do sol no vidro da janela e um arco-íris se forma dentro de casa, as crianças ficam em polvorosa!

Para a audição: sininhos nos pés

Os bebês nascem com o sentido da audição praticamente desenvolvido. Mas a gente pode propor uma brincadeira fofa que vai ajudar a aguçar o sentido e também estimular a curiosidade dele. Este já é uma brincadeira para quando o bebê estiver com 2 meses.

Sabe aquele guizo que normalmente vêm em enfeites de Natal ou chocalhos? Então, eles custam baratinho e com dois ou três você já tem a brincadeira. Costure os guizos em um sapatinho de pano ou meia do bebê. Sempre estando perto, coloque a meia no bebê e observe as reações dele ao som. Aproveite para conversar com ele neste momento e darem boas risadas juntos.

baby-936536_1280

Para o tato:

Eu sempre fiz massagem nos meus filhos quando eram bebês e eles amavam. Fizemos um post bem legal sobre isso. É muito gostoso e um momento de muito vínculo e intimidade que pode ser compartilhada não só pela mãe, mas pelo papai também. Mas uma coisa que eu não fazia é nomear as partes do corpo enquanto brincamos de massagem.

Então, aproveite o tempinho da massagem e diga “mão”, ou “esta é sua perna”, “e este nariz?”. Desta forma, além de desenvolver o tato, a criança também começa a assimilar e se acostumar com os nomes das partes do corpo.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.