Brincadeira do Olho da Mamãe para aproveitar o computador


By patcamargo

Estou na última semana de férias escolares das crianças e envolvida com os preparativos da escola e com os posts aqui do Tempojunto. Então, tem alguns períodos do dia que eu preciso sentar um pouco na frente do computador, como estou fazendo agora, enquanto meus filhos estão brincando. Em geral, nestas horas eu lanço mão de alguma brincadeira como a que fizemos no post de atividades para distrair as crianças por uns minutinhos, ou as dicas que demos para quando precisamos levar as crianças no trabalho com a gente.

Tem umas fotos aqui inspiradoras.

hora de dormir - quebra cabeça

distrair seu filho por uns minutinhos - larissa tirando fita crepe

E recentemente, eu adaptei uma brincadeira típica de ambientes externos para estes momentos e funcionou muito bem. Eu uso naqueles períodos que estou no computador fazendo algo que precise de menos concentração, como limpar a caixa de spam ou organizar as fotos para os próximos posts. Chamei a brincadeira de “O olho da mamãe“.

A brincadeira original, é a Corrrida das Estátuas (as crianças conhecem por outros nomes). Nela, uma criança fica de costas para as outras que estão enfileiradas há pelo menos 5 metros de distância. Cada vez que a primeira criança estiver de costas, todos podem tentar chegar nela. Mas se ela vira e olha, todos precisam ficar como estátuas enquanto ela estiver olhando. Ganha quem encostar primeiro na criança que está olhando.

brincando_olhapratras

O que eu faço é pedir que os meus filhos fiquem encostados na parede num canto da sala. Elas precisam chegar até o quarto. Quem chegar primeiro vence. Mas cada vez que eu olhar para elas por cima da tela do computador, elas precisam virar estátuas. Quem se mexer, volta para o início do jogo.

Para ficar mais interessante, a gente combina que eu posso dizer como eles devem seguir até os quartos: correndo, pulando, engatinhando, imitando uma minhoca, de costas, bem lento e por aí vai.

Arquivo 26-01-16 17 18 11

Simples, né? E funciona bastante. Estava fazendo isso enquanto escrevia este post, por exemplo. 😉 Levou duas rodadas da brincadeira.

E você já sabe que a gente envia todas as brincadeiras da semana por e-mail para quem se inscreve na nossa Newsletter? É gratuito e você não perde nada do que postamos por aqui.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.