10 brincadeiras para quando você levar as crianças no seu trabalho


By patcamargo

Pois esta é uma das lembranças mais frequentes da minha infância: ter que acompanhar minha mãe no trabalho dela, ou porque a empregada havia faltado, ou porque minha tia não conseguiria “quebrar o galho” naquele dia e ficar comigo. Acontecia mais vezes do que minha mãe gostaria, mas não tinha outro jeito.

Eu também já passei pela necessidade de levar meus filhos para o escritório. Os três. Então sei bem como é ficar nos dois lados da situação: o da criança e o da mãe. E particularmente quando as crianças estão em férias pode haver dias em que isto aconteça. Por isso, separei para esta coluna 10 brincadeiras para quando você levar as crianças no seu trabalho que eu fazia quando criança e que já fiz com meus filhos e que ajudam a passar o tempo, com bom humor, sem apelar tanto para os tablets ou celulares.

Dica: Chegue mais cedo e faça um tour com seu filho pelo escritório. Sem a pressão de ter que cumprimentar todo mundo. Eu morria de vergonha e ficava emburrada. Mas as crianças são curiosas e se você não deixá-la explorar de cara, terá um problema. Isso vale mesmo quando ela já foi anteriormente.

1. Quebra-cabeças

Eu cito muitas vezes o quebra-cabeça como sugestão de atividade na qual a criança consegue se concentrar mais. Ele funciona muito bem. No caso do seu trabalho, a sugestão é levar um novo, mas não tão complicado a ponto do seu filho não conseguir resolver sozinho. Ou apresente um já conhecido, mas um pouco mais complexo.

Quebra cabeças é diversão e desenvolvimento para o cérebro - quebra cabeças leao

2. Brincar de trabalho da mamãe (ou do papai)

Criança gosta de imitar os adultos. É parte do faz de conta, especialmente a partir dos 3 ou 4 anos. Então, deixe que ele tenha o gostinho de fazer algo que se aproxime do que você faz. Eu amava copiar a minha mãe no trabalho de escritório. Ela pegava boletos de banco e eu brincava um tempão de atendente de caixa.

3. Atividades sensoriais

No blog há uma série de atividades sensoriais que podem distrair um bebê ou criança menor. Que tal usar um quadro sensorial ou levar uma garrafa sensorial e blocos grudentos? Ou até usar gel?

Você pode preparar algumas delas e ir apresentando ao bebê aos poucos, dando intervalos. Se ele estiver do seu lado, provavelmente ficará um bom tempo distraído com as brincadeiras.

Melhores atividades de descoberta sensorial - quadro sensorial

4. Pinturas que não sujam

Esta sugestão da Patricia Marinho é incrível e você pode levar para o seu trabalho mais do que um envelope plástico, alterando as cores e o objeto dentro do saquinho. Pedrinhas, macarrão parafuso, grãos são outras opções que servirão até para a criança comparar os resultados das artes depois.

Pintura sem sujeira para bebês - saquinho mexido

5. Caixa surpresa com lápis e livros de colorir

Outra coisa que funciona, caso seu filho goste de desenha e pintar é montar uma caixa ou pasta surpresa que ele só poderá abrir quando chegar no seu trabalho. Dentro, um ou mais livros de colorir e giz de cera. Meus filhos ficam por 30 ou 40 minutos no mínimo nesta atividade.

hora de dormir - conjunto de lapis de cor

6. Montar conjuntos fotografados de Lego

Está certo que esta brincadeira requer uma produção prévia. Mas é uma atividade que mantém as crianças concentradas. Você precisa criar figuras a partir de peças de Lego, e fotografá-la. A dificuldade da montagem é você quem decide. Faça pelo menos 5 figuras diferentes.

Em seguida, coloque em uma caixa as peças de Lego e as fotos impressas e deixe seu filho se divertir. 🙂

padroes de lego

7. Organizar “aquela” coleção

Na minha época existia uma coleção da Editora Abril, vendida semanalmente nas bancas, chamada Mil Bichos. Eu simplesmente me encantava com a quantidade de animais novos que eu conhecia com ela. Pois a minha mãe levava as cartelas da coleção para que eu as organizasse, seja por ordem alfabética e por classificação dos animais. Eu ficava um tempão me divertindo distraída olhando os animais para organizar.

Se seu filho tem um hobby ou coleção, este pode ser um bom momento para deixar tudo arrumadinho. Vocês podem até criar categorias diferentes das tradicionais só para brincar.

10 brincadeiras para quando você levar as crianças no seu trabalho - coleção

8. Deixar a atividade de desenhar mais divertida

Se a minha quinta sugestão era colorir, agora a brincadeira é desenhar. Mas o simples desenhar pode enfastiar logo. Então, a dica é incrementar a atividade com algumas regras: desenhar sem tirar o lápis do papel, completar formas, continuar uma história pelo desenho. Desta forma, você acrescenta um desafio na brincadeira e a torna mais atrativa!

Receita contra o tédio - concurso Quem consegue fazer o melhor desenho sem tirar a caneta do papel - Carol desenhando

9. Jogos de tabuleiro

Assim que meu irmão teve idade para jogos simples como dominó ou pega-vareta, os jogos de tabuleiro passaram a fazer parte do kit crianças no trabalho da mamãe. Claro que a gente não ficava em silêncio, mas minha mãe conseguia trabalhar enquanto nós travávamos batalhas com estes jogos. O duro era quando um não aceitava perder, mas, em geral, nós começávamos outra partida e tudo bem.

Jogos de tabuleiro - Jogo Imobiliario

10. Investigando o escritório

Minha última dica é para aquele local de trabalho em que a criança pode explorar mais livremente, sem muitos perigos no trajeto. Faça uma lista, por exemplo de cores. Entregue para seu filho com a missão dele encontrar e registrar na lista objetos no seu trabalho nas cores que você selecionou.
Você pode incrementar a brincadeira com listas de formas, objetos, letras do alfabeto ou o que preferir. E o registro pode ser feito escrevendo ou com um desenho ou até com uma máquina fotográfica digital (do celular, por exemplo).

Eu espero que estas 10 brincadeiras para quando você levar as crianças no seu trabalho façam do tempo do seu filho (e o seu) o melhor possível. E se você quiser receber outras dicas como esta, é só se inscrever na nossa Newsletter. Fácil, fácil.

3 Comments

Comente
  1. 2
    Paula

    Amei. Tenho levado minha filha ao trabalho comigo e essas brincadeiras vão animar os dias dela e aliviar os meus. Valeu muito!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.