Música e cores no xilofone estimula a criatividade e a sensibilidade musical


By patcamargo

Eu deixei de escrever a coluna específica sobre música aqui no Tempojunto, mas continuo muito musical aqui em casa, com as crianças. Então, resolvi unir o útil ao agradável e construí com eles um xilofone musical à base de água, que a Patricia Marinho sugeriu em um post com 15 outras ideias de instrumentos musicais caseiros. Desta forma eu brinco com eles na montagem, a gente toca e canta e, no final, o Pocoyo ainda imaginou ser um cientista maluco. Três em um! E o xilofone estimula a criatividade, a audição e sensibilidade musical.

Para fazer este xilofone você vai usar copos idênticos. Podem ser de vidro, se as crianças forem maiores. No vidro, o som das notas musicais fica mais claro. Mas se seus filhos forem pequenos, melhor optar por copos de acrílico ou plástico duro. Só não dá para usar copos de papel ou descartáveis.

Foto: Drika Trevisan

Foto: Drika Trevisan

Além disso, você precisará de água, corante de alimentos e um bastão para fazer uma baqueta.

“Tom” sobre tom

Para montar o xilofone, basta colocar água nos copos. Quanto mais cheio, mais agudo será o som.

Foto: Drika Trevisan

Foto: Drika Trevisan

Se você quiser ser bem preciso e criar as notas musicais, há uma medida que você pode seguir:

1 inteiro corresponde à nota Fá (lembra? Dó, Ré, Mi. Fá, Sol, Lá, Si) é bem o meio da escala musical

7/4 é o primeiro copo (nota Dó)

3/2 o segundo copo (nota Ré)

5/4 o terceiro copo (nota Mi)

Então vem o quarto copo, com 1 inteiro (nota Fá)

3/4 é o quinto copo (nota Sol)

1/2 é o sexto copo (nota Lá)

1/4 é o sétimo copo (nota Si)

Ou seja, você começa pelo copo Fá e define o que seria o inteiro para você, depois você vai usando frações desta medida para encher os demais. Mas se você não quiser complicar muito, é só encher cada um um pouco e colocar na ordem do mais cheio para o mais vazio. Depois, adicione o corante. Nesta etapa os meus filhos já me ajudaram a colorir o xilofone.

Foto: Drika Trevisan

Foto: Drika Trevisan

Depois, basta tocar! Dá até para fazer música se você tiver algumas cifras. Eu fiz várias músicas ao longo de 2015 com cifras. Pode usar e abusar!

Foto: Drika Trevisan

Foto: Drika Trevisan

Quando a brincadeira acabou, o Pocoyo resolveu fazer uma mistura científica com as cores. E, eu claro, deixei e entrei na imaginação dele, sendo a assistente do cientista maluco.

Foto: Drika Trevisan

Foto: Drika Trevisan

Música e cores no xilofone estimula a criatividade e a sensibilidade musical - misturando liquido

Foto: Drika Trevisan

Foto: Drika Trevisan

Foto: Drika Trevisan

Mesmo simples, fiz um vídeo explicando tudo. Lá dá para ouvir como o som fica legal, mesmo com copos de acrílico. Ah! E você também poderá ver o cientista fazendo sua experiência rsrsrsrs.

E aí? Curtiram? Ah, eu não consigo me afastar da música com as crianças por muito tempo. E se você não quer perder nenhum post da gente, se inscreva na nossa Newsletter. Ela é semanal, gratuita e traz todas as publicações e novidades. Aliás, vou escrever a desta semana agora!

As fotos lindas deste post foram feitas pela Drika Trevisan. Achamos muito legal o trabalho dela! Os contatos da Drika estão aqui:

Drika Trevisan fotografia
http://www.drikatrevisan.com.br
contato@drikatrevisan.com.br
https://www.facebook.com/DrikaTrevisanFotografia/?ref=bookmarks

Você sabia que a gente tem uma playlist no Spotify? Pois é. Pode usar e abusar em casa, nas festas e onde a criançada estiver.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.