Brincadeiras que ensinam as crianças a terem paciência


By patcamargo

Paciência é uma virtude que eu demorei a desenvolver, mas em casa faz parte da educação das crianças. E não é fácil para elas esperarem a vez. Entretanto, tanto eu quanto meu marido procuramos ensinar aos nossos filhos o valor da paciência desde que eram bebês. E eu uso várias brincadeiras para me ajudar no dia a dia neste trabalho. E brincando, as crianças nem se dão conta que estão treinando este hábito tão importante.

Na coluna de hoje resolvi trazer algumas destas brincadeiras para você aproveitar com seus filhos.

Dar tempo ao tempo

Acho que mais fácil do que ensinar a uma criança que ela precisa esperar por outra ou por um adulto é mostrar a ela a paciência com as coisas da natureza. Afinal, ninguém pode discutir com o tempo, com a chuva e o sol, certo? Plantar é uma brincadeira bem divertida e que trabalha justamente com esta espera.

Você pode começar com o feijão, que germina facilmente no algodão molhado em 3 dias.

feijao

No post que a Patricia Marinho fez para o dia da Natureza, tem mais duas ideias muito legais: criar um ovo com cabelo e replantar o aipo a partir do talo. São atividades fáceis de preparar e que dão a medida certa da paciência mesmo para crianças pequenas, com 2 ou 3 anos.

ovos com cabelo

Jogos de Tabuleiro

Jogos de tabuleiro, começando com os simples de dados, são muito bons para ensinar às crianças que elas precisam esperar a sua vez para jogar. Com amarelinha funciona da mesma forma.

Então, tire alguns momentos para brincar sem o objetivo de chegar ao final do jogo. Minha sugestão é justamente usar a atividade no processo de educar.

Brincadeiras que ensinam as crianças a terem paciência - jogo de tabuleiro

História incompleta: técnica da Sherazade

Uma coisa que é muito importante quando se trata de ensinar paciência às crianças é saber respeitar o limite delas para isso. “Paciência tem limite!”, já ouviu esta frase? Então, se é assim com os adultos, funciona da mesma forma para seus filhos. Então, ensine-a a esperar, mas por períodos curtinhos de tempo de cada vez. E atenda o que ela pede. Com isso, ela aprenderá que a paciência gera algum benefício. Já aconteceu de você dizer a seu filho “já vou! Espere um instante!” e você se envolver em outra atividade e esquecer o que ele tinha pedido? Comigo já.

Este é o exemplo negativo que você dá. É como se dissesse “estou enrolando você”. Seu filho vai perceber que esse papo de paciência só gera prejuízo e rapidinho ele voltará a querer tudo na hora. Então, enquanto seu filho treina a paciência, treine você a dar atenção, jóia?

Se você tem o saudável hábito de ler um livro ou contar uma história para as crianças, adotar em alguns momentos a “técnica da Sherazade” também ajuda no exercício da paciência e a controlar a ansiedade. Funciona assim: em lugar de ler o livro todo, você para em um determinado ponto e avisa que continuará no dia seguinte. O mais importante disso é você cumprir o combinado.

Brincar de leitura estimula o gosto pelos livros - interpretação da leitura

E se você não quer perder nenhuma atividade destas, inscreva-se na nossa Newsletter e você receberá semanalmente nossas novidades!

2 Comments

Comente
  1. 1
    Raquel

    Que super legal essas brincadeiras. Tenho o habito dessas brincadeiras, tanto plantar quanto joguinhos de tabuleiro. Nunca tinha pensado como brincaseiras que desenvolvem a paciencia. Achei demais!
    Sempre leio com as cças, alem dos livrinhos preferidos, um livro mais longo, um capítulo por dia, lemos já caçadas de Pedrinho, pequeno príncipe, e também temos a bíblia de cça que lemos todas as noites, cada vez que acabamos de ler todas, o que demoras alguns meses, comemoramos com um jantar, ou algo assim.
    Ótimo post. Parabéns.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.