Brincadeiras para ensinar as cores


Eu acho extremamente encantador perceber as pequenas evoluções que acontecem com as crianças, principalmente até os 6 anos, a cada dia. Tanto do ponto do vista motor quanto do ponto de vista cognitivo, social e emocional. Um dia eles não sabem falar e no outro, de tanto ver o exemplo, falam “Obrigado” quando você entrega um copo d’água. Cada brincadeira que fazemos com as crianças abre caminhos para novas descobertas. Algumas acontecem sem querer e outras de forma dirigida. Hoje vou falar sobre brincadeiras para ensinar as cores.

Desde pequena, sempre que brinco com a Gabi eu nomeio os objetos e as cores. Todos os adultos perto dela fazem isso. Como disse o prof Lino de Macedo, quanto mais a gente conversa com uma criança, mais ela tem vontade de desenvolver a fala para poder conversar de volta. Já as brincadeiras para ensinar as cores começaram formalmente quando ela tinha um ano e meio. Eu escrevi o post “Maneiras divertidas de ensinar as cores” para falar sobre isso.

Agora ela tem 2 anos e já consegue separar as cores básicas na maioria das vezes. Ela ainda confunde bastante o nome das cores, mas já dá para fazer uma atividades diferentes como propor uma seleção de materiais por cor.

Desta vez eu peguei dois cestos plásticos e colei um pedaço de papel colorido em cada um deles. Azul em um e verde no outro. Depois peguei um terceiro cesto e coloquei peças de Lego azuis e verdes.

Brincadeiras para ensinar as cores - materiais

A brincadeira consiste em colocar as peças de lego nos cestos com a cor correspondente. Idealmente todas as peças azuis vão para um cesto e as verdes vão para o outro.

No início a Gabi não deu a menor bola para a proposta e resolveu que ia montar uma torre.

Brincadeiras para ensinar as cores - gabi montando a torre

Não era o que eu queria, mas ela resolveu fazer? Deixa ela brincar! Está valendo.

Brincadeiras para ensinar as cores - gabi montando a torre detalhe

Depois de um tempo, eu disse para ela que tinha uma ideia. Sente a cara da pessoa, que parou tudo para me escutar.

Brincadeiras para ensinar as cores - gabi escutando

Resolvi separar algumas peças, mostrando como se faz, e chamei a Gabi para continuar.

Brincadeiras para ensinar as cores - gabi separando o lego

Ela entendeu a proposta e começou a pegar algumas peças e pensar aonde elas deveriam ir.

Brincadeiras para ensinar as cores - gabi separando as pecas

E depois ela ainda falou “Aqui é a verde, né mamãe?”, apontando com o dedo.

Brincadeiras para ensinar as cores - gabi colocando o lego no cesto

Uma graça!

Este foi um começo, aos poucos vou fazendo variações e criando novas brincadeiras para ensinar as cores de maneira divertida.

Não sei se você já sabe, mas aqui tem brincadeira nova diariamente. Para você não perder nada, faça parte da nossa lista da Newsletter e receba por e-mail tudo que postamos no Tempojunto.

2 Comments

Comente
  1. 1
    Michele Pires

    Minha filha tem 1 ano e 6 meses,ha faz dois meses que percebi q ela monta as pecas das mesma cores e tamanho e formato.

    • 2
      Patrícia Marinho

      Bacana. Cada criança tem o seu ritmo. Quando você percebe que a sua se interessa por determinada coisa, hora de esticar a brincadeira e estimular variações sobre o assunto. Assim ela enriquece ainda mais o seu repertório.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.