
Uma pitada de brincadeiras no jantar
Tudo bem que, com a correria do dia a dia, nem sempre é possível a família se encontrar para fazer uma refeição junta. Mas até mesmo por isso, a hora em que a família se reúne em torno de uma mesa não só pode como deve ser celebrada. A dose certa de brincadeiras no jantar faz com que as crianças tenham memórias incríveis da infância.
A gente já falou bastante aqui no blog sobre ideias de atividades para fazer no restaurante. Algumas delas, como o Jogo do Sumiço, até podem servir para o nosso assunto de hoje, mas vamos combinar que o jantar em casa é outra coisa, né?
Para começar, a mesa do jantar é um excelente local para se conversar
Mas simplesmente perguntar para as crianças “E aí? Como foi seu dia?”, não funciona. A resposta vai ser “Legal” e acabou o assunto. Você vai precisar se esforçar um pouco mais.
Por isso, minha primeira sugestão de hoje é preparar formalmente um conjunto de perguntas quebra-gelo para deixar a conversa animada.
A primeira vez que vi isso foi no restaurante da American Girl Place em Nova York. Nas mesas eles colocam uma caixa super fofa igual a esta da foto.
Dentro você encontra tiras de papel com perguntas interessantes.
Aí vão algumas sugestões de perguntas para você fazer em casa:
. Qual é o brinquedo mais bobo do mundo?
. O que você tem vontade de aprender a fazer?
. Qual é a melhor maneira de passar a tarde de um domingo de chuva?
. Qual é a sua melhor lembrança das últimas férias?
E por aí vai. Você pode fazer a sua própria lista ou recorrer à “Caixa Mágica de Perguntas para Crianças” que tem sugestões maravilhosas.
Que tal um jogo rapidinho antes de sair da mesa?
A família da Patcamargo joga todas as noites depois do jantar. Eu não tenho essa periodicidade certa, mas sei que uma ótima maneira de surpreender as crianças é propor uma brincadeira em momentos como esse. Uma rodada de dominó ou Cai não Cai, por exemplo, só leva 10 minutinhos.
Se você não tem um jogo pronto, não se preocupe. Pode ser uma rodada de STOP.
Ou, você pode aproveitar para fazer um jogo verbal. Aqui em casa temos este hábito. O preferido da Carol é quando a gente resolve brincar de fazer perguntas sobre um tema, como filmes da Disney ou algum programa de TV que ela goste. O desafio é ver quem sabe mais sobre o tema. Por exemplo, o pai assume o papel de fazer as perguntas. Eu e a Carol ficamos com a mão no ar. O pai pergunta “quais são os nomes dos 3 gatinhos de Aristogatas”. Quem souber a resposta bate na mesa. O primeiro a responder certo ganha o ponto.
Você também pode aproveitar e realmente aprontar com a família
Outro dia li um post mega divertido no site Thechaosandtheclutter.com. O post se chama “Family fun nights just for laughs” (algo “Noite divertida para a família dar risadas”) e vem com uma sequência de pegadinhas em que todos os membros da família participam.
Depois de tentarem beber um suco que na verdade era gelatina, todos, com fantasias, precisaram descobrir como comer macarrão com algum utensílio de cozinha que não fosse uma colher ou garfo tradicionais. Pode imaginar a farra?
Essa foi nossa sugestão de hoje. E se você não quer perder nenhuma atividade destas, inscreva-se na nossa Newsletter e você receberá semanalmente nossas novidades!
propostas bem interessantes e algumas intrigantes!
Obrigada!
Excelente brincadeiras estimulam o raciocínio e a convivência, tornando o estar juntos um prazer divertido e leve.
Obrigado!
É exatamente essa a nossa intenção, Celia! Que bom que você percebeu e gostou. Volte sempre!