Como fazer areia caseira


Brincar com areia é super divertido, né? Mas nem sempre o clima permite ou existe um parquinho com areia por perto. Pois hoje quero mostrar como fazer areia caseira!

A “cloud dough“, que numa tradução literal seria massa de nuvem, é a minha mais recente descoberta no Pinterest. Encontrei vários sites falando sobre isso e resolvi experimentar. Trata-se de uma mistura de óleo e farinha que resulta num material de textura maravilhosa!

Como fazer areia caseira - pote com areia e brinquedos

Para fazer esta areia caseira, você vai precisar de farinha e óleo. Se quiser um resultado que possa ser levado a boca, use óleo de cozinha. Se preferir uma areia cheirosa, use óleo Johnson.

Como fazer areia caseira - materiais

O lençol é para forrar o chão na hora da brincadeira. E os potes são para colocar a areia, ou a massa, quando estiver pronta. Se quiser criar areia de cores diferentes, pode usar corante de alimentos ou algum tipo de corante em pó, como você pode ver neste post de um site que eu amoooo o kidsactivitiesblog.com.

Como fazer areia caseira - cloud-dough kidsactivities

Reparou como a textura da areia é diferente da que eu fiz. A dela parece realmente areia, só que úmida. O meu ficou mais parecido com massinha, só que meio esfarelada. Isso tem a ver com a quantidade de óleo que você coloca na farinha. No post do kidsactivitiesblog.com, a proporção é de 8 xícaras de farinha para uma de óleo. Já eu fiz uma proporção de 2 xícaras de farinha e 2/3 de xícara de óleo.

Como fazer areia caseira - farinha no pote

Como fazer areia caseira - farinha com oleo

Fiz esta escolha porque a Gabi ama brincar de massinha e achei que a consistência parecida iria deixar a atividade mais interessante. Vale dizer que enquanto eu separava tudo, ela achou que era muito interessante brincar com os vidrinhos dos corantes rsrsrsrs.

Como fazer areia caseira - gabi brincando com os corantes

Para misturar a farinha e o óleo, eu tive a ajuda da Carol. A Gabi sente nojinho e não quis chegar perto nesta hora.

Como fazer areia caseira - carol ajudando a misturar

Depois foi a vez de deixar um pouco da areia colorida.

Como fazer areia caseira - farinha com corante

Daí foi só colocar os utensílios e chamar a Gabi para brincar.

Como fazer areia caseira - gabi brincando com o boneco

O que ela mais gostou foi de fazer pegadas…

Como fazer areia caseira - gabi fazendo pegadas na areia

… e brincar com as forminhas.

Como fazer areia caseira - gabi brincando com forminhas 1

Como fazer areia caseira - gabi brincando com a forminha 2

Nossa brincadeira acabou assim. Até que nem foi tanta bagunça! Eu fiquei en-can-ta-da com o tal Cloud Dough e estou louca para fazer de novo com a Gabi e a Carol.

Como fazer areia caseira - bagunca final

Se você gostou desta atividade, aproveite para se inscrever na nossa lista de email. Você vai receber toda semana nossa newsletter com tudo, tudo que publicamos aqui no blog e ainda algumas informações exclusivas!

25 Comments

Comente
  1. 3
    PATRICIA REIS

    Perfeito a pagina! Meu filho tem 1 ano e 9 meses…não gosta de brincar com os brinquedos são carrinhos, encaixes…ele gosta de correr e gosta de musica…me mandem sugestões…

  2. 5
    Arlana

    Olá, Patrícia!!! Hoje você foi uma inspiração para mim. Obrigada!!!!
    Sou mãe de um garotinho de 2 anos, trabalho muito, mas não abro mão do tempo de brincar com ele. Sou Pedagoga e faz tempo venho pensando em uma forma de transformar o meu trabalho em algo prazeroso e que me permita estar mais tempo com meu filho, ou que ele fizesse parte do trabalho. Vendo você no programa Como será? pensei: bingo!!!! Adorei a ideia do blog. Parabéns pela iniciativa e pela coragem. E, mais uma vez, Obrigada!!!! Foi muito importante conhecer você. Desejo muito sucesso na vida, com suas filhas e seu trabalho. Grande abraço!!! Gratidão!!!

  3. 11
    Daniele leal

    Adorei a idéia, sempre estou pesquisando, para encontrar brincadeira diferentes para fazer com minha pequena e amanhã mesmo vou esprementar com ela.

    • 20
      Patrícia Marinho

      Oi Ana Paula. Pode armazenar sim, num saco de ziploc ou num pote de plástico tipo tupperware. Vai durar pelo menos umas duas semanas.
      Beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.