Brincadeiras para você fugir da chuva e aproveitar o tempo com seus filhos


By patcamargo

Confesso que eu curto demais o sol. Poder ficar mais tempo ao ar livre com as crianças, aproveitar os parques e brincar com água para mim são momentos deliciosos. Então, eu sempre preciso ser mais criativa quando está chovendo para brincar com as crianças. O que é bom! Ao menos aqui em São Paulo o verão acaba já já :( e a gente tem pela frente alguns dias bem chuvosos. Então, reuni neste post mais de 12 brincadeiras bem legais para aproveitar um dia chuvoso, dentro (ou fora!) de casa com as crianças.

Dia de uma cor só

No fim de semana, promovam o Dia Verde (ou qualquer outra cor da preferência de vocês). A brincadeira pode começar no café da manhã, se você colocar uma gotinha de corante para alimentos e produzir um leite verde. Combinem de usar uma roupa verde, brincar somente com brinquedos que tenham verde. Que tal ler “O Menino do Dedo Verde” na hora de dormir?

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Acertar no saco ou no cesto de lixo

A Patricia Marinho fez com a Gabi uma brincadeira muito simples e que eu gosto porque funciona com qualquer idade. Acertar bolinhas de papel num cesto de lixo.

Brincar de bolinha de papel com seus pequenos - bolinha no cesto

Você pode variar, se seu filhos forem um pouco maiores, e usar uma sacola para servir de alvo. Ou incrementar ainda mais o jogo, e colocar pontuações nos baldes que você tem em casa, criando uma competição digna de olimpíadas com crianças com mais de 6 anos.

Uma brincadeira diferente - acerte o balde na escada

Andar sobre os pés ou desengonçado

Esta é bem simples e não precisa de material nenhum. Que tal combinar com seu filho que naquele dia, durante um período, para onde vocês forem, precisam criar um andar desengonçado, esquisito? Vai até a sala? Andando como pato. Até o banheiro? Andando como um cavalo. Para tomar banho, escovar os dentes e por aí vai. Outra versão, é brincar de andar desengonçado só num momento. Cada um precisa criar o andar mais esquisito e os outros devem seguí-lo.

Mais outra versão é andar sobre os pés. Você chama seu filho e, descalço, ele sobe nos seus pés e vocês caminham juntos pela casa. Sabe que além de tudo é um ótimo exercício de coordenação e equilíbrio?

2011-04-18 01

Caixa de papelão

Isto mesmo. Basta uma caixa de papelão. Quem sabe um lençol ou canetinha hidrocor ou giz de cera para acompanhar. Acredite na capacidade de imaginação do seu filho e deixe-o entrar na caixa, desenhar na caixa, explorar a caixa de papelão. Juntos, vocês podem criar mundos incríveis de imaginação a partir da caixa de papelão. E nem vão perceber a chuva passar!

Tempojunto na Cozinha

Tem coisa mais gostosa que comer pipoca ou bolinho de chuva quando está chovendo? Claro que tem: fazer com as crianças estas e outras gostosuras. Se por um lado a chuva atrapalha um passeio externo, por outro ela oferece um tempinho a mais em casa. Eu sou fã de aproveitar este tempo cozinhando com mais calma que no dia a dia. Daí fica fácil trazer as crianças para a cozinha e passarmos um bom tempo juntos.

Receita fácil e saudável para fazer com as crianças - carol ralando cenoura

Na coluna Tempojunto na Cozinha você vai encontrar várias receitas que tanto eu, quanto a Patricia Marinho, quando outros convidados nossos fizemos com as crianças.

Teatro com lençol ou teatro de fantoches

Representar histórias conhecidas num teatro ou criar novas é encantador. E as crianças amam. Se seus filhos são pequenos, você pode assumir a história e, a partir de fantoches de meias, de palito de sorvete ou de papel, inventar os mais diversos temas. Faltou criatividade? É só aproveitar a história de um livro que seu filho gosta. Nem precisa ser os personagens idênticos. Basta seguir o roteiro.

Conforme as crianças crescem, elas podem começar a participar com você das produções até que, um belo dia, você percebe que está na platéia de casa, com um lençol estendido na sala e seus filhos é quem criam, dirigem e atuam nas peças de teatro de um dia de chuva em família, como a Carol fez na casa da Patricia Marinho.

Quem veste mais roupas / quem veste roupas estranhas / encontrar o par do sapato

Três dicas de brincadeiras em um tópico só. Todas envolvendo peças do vestuário que você tem em casa.

Estímulo para o bebê - encontre o par - gabi pegando o segundo sapato

A primeira é para as crianças menores, entre 20 meses e 3 anos: quem consegue encontrar e formar os pares de sapatos. Pegue vários sapatos da família e coloque no centro da sala todos misturados. Chame seu filho para encontrar os pares dos sapatos que combinam.

E a brincadeira para fugir da chuva vira uma ótima diversão para qualquer momento.

Mais uma, desta vez com roupas. Para as crianças que estão em fase de aprender a se vestir (os meus com 2 anos e meio e até agora com 4 anos e meio estão praticando a conquista de vestir-se sozinho) uma brincadeira legal é pegar roupas dos adultos e ver quem consegue vestir tudo primeiro, abotoado e com zíper fechado. Esta brincadeira é muito engraçada! Eu ria a beça quando fazia no grupo de jovens onde trabalhei. E pode repetir a brincadeira mesmo quando seus filhos forem mais velhos. Até pelo menos as suas roupas forem maiores que eles ;)

A última dica é o vestir roupas estranhas. Pode fazer um pouco de bagunça no guarda-roupa, mas a brincadeira é descobrir quem consegue fazer a combinação de roupas mais esquisita possível. Daí vale a criatividade e você participa junto, claro! Alguém de fora pode ser o juíz. Se não tiver mais ninguém em casa, tirem uma foto e mandem para alguém apontar quem se saiu melhor.

Sempre juntos

Esta brincadeira é inédita por aqui. Fresquinha, fiz ontem com as crianças em casa. Separe objetos que formam pares, como lápis e apontador, cadeado e chave, copo e canudo. Você vai precisar também de uma fronha

 

sempre_juntos_material

Esconda um par dentro da fronha. Chame as crianças e explique que vocês irão brincar de adivinhar o par. Eles então colocam a mão dentro da fronha e, sem olhar, precisam descobrir pelo tato o que é o objeto qual seu par fora da fronha.

sempre_juntos_colocandoObjetoFronha

Perceba a concentração.

sempre_juntos_brincadeiraacontecendo

Eu precisei buscar váááááááários pares em casa porque meus filhos quiseram repetir a brincadeira quatro vezes seguidas!

Começar uma coleção

A gente até já entrevistou o Marcelo Jucá que escreveu um livro justamente sobre as incríveis e diferentes coleções da menina Maia. E tempo de chuva é uma ótima oportunidade de começar uma coleção.

Além disso, colecionar traz vários benefícios para as crianças: concentração, cuidado, perseverança e organização estão entre algumas delas. E quem sabe a coleção não se transforme num hobbie que fortaleça o vínculo entre vocês, ein? Aproveite o dia chuvoso e escolham juntos o que colecionar. Moedas, pedras, botões, rótulos, figurinhas, conchas, flores são apenas alguns exemplos.

concha

Brincar com sombras na parede

Uma coisa que sempre me incomodava nos dias de chuva é como tudo fica mais escuro e temos que acender as luzes de casa mais cedo. Daí que brincar de fazer sombras na parede minimiza bastante esta chatice e o escuro fica mais divertido!

sombra_lanterna

Brincar na poça de água ou com guarda-chuvas

Até agora, eu falei de brincadeiras para você fugir da chuva ficando dentro de casa. Mas que tal aproveitar a chuva? E o depois da chuva?

galocha_guarda_chuva

Você já passou pela experiência de ter uma criança querendo brincar com seu guarda-chuva na hora que você mais precisa dele? Eu já. Mais ainda quando meus filhos ganharam guarda-chuvas bem fofos. Mas não dá para brincar com isso dentro de casa. Então, quando chove eu aproveito para paramentá-los e os deixo andar um pouco na chuva, na área aberta do prédio onde moro, portando seus guarda-chuvas. Eles ficam tão felizes que compensa o banho quente depois da estrepolia. Quando está só garoando então, dá até para brincar mesmo, tipo “Dançando na Chuva”, sabe? Ammmooooo.

E depois da chuva ainda tem como se divertir. Pulando nas poças de água que ficam no chão. Se seu filho é pequeno, como a Gabi, quando explorou pela primeira vez a poça de chuva, esta também é uma incrível atividade sensorial.

Já no meu caso, bom o vídeo fala mais que mil palavras

Então, agora sem desculpas para achar chato um dia chuvoso, certo? E se você não quer perder nenhuma dica incrível como esta, faça parte da nossa Newsletter. Semanalmente todas as publicações e novidades do Tempojunto no seu e-mail.

2 Comments

Comente

+ Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.