
Estimular a visão e o tato do bebê antes dos 6 meses
Mais uma quinta-feira que reservamos para as brincadeiras que você pode fazer na sua casa com bebês pequenos. Desta vez, vou falar de uma alternativa à uma atividade que a Patricia Marinho fez com a Gabi com uma caixa de sapato e fitas. Vamos ajudar a estimular a visão e o tato do bebê ainda na cadeirinha ou bebê conforto.
Você vai precisar apenas de fitas coloridas e de texturas diferentes. Pode ser fita de cetim, de veludo, com pompons, de algodão e de cores diferentes. Você pode encontrar em armarinhos ou ir guardando dos presentes.
O primeiro passo é amarrar bem firme as fitas na alça da cadeirinha do seu bebê. Como eu fiz na foto.
Daí, é só colocar seu filho na cadeirinha e brincar com ele e a descoberta das fitas. O Bernardo aqui na foto ainda não senta com firmeza. O que significa que seu bebê também não precisa saber sentar para esta brincadeira. Olha a curiosidade dele.
Não sei se você sabe, mas os bebês nascem com uma visão ainda por desenvolver totalmente. Nas primeiras semanas, eles só enxergam a 20cm de distância e basicamente sombras em preto, branco e tons de cinza. Com o tempo é que eles começam a diferenciar as cores, começando pelas primárias (azul, amarelo e vermelho).
Por isso é legal usar a cadeirinha como apoio desta brincadeira, já que as fitas ficam bem próximas do campo de visão do bebê. Você pode brincar como a Patricia (outra!), a mãe do Bernardo está fazendo: mostrando as cores, falando o nome de cada cor e incentivando a curiosidade natural dele.
Por outro lado, os bebês nascem com um bom sentido de toque. Então, aproveite para mostrar a ele as diferentes texturas das fitas, dizendo o que é áspero, macio, felpudo, liso. Esta atividade estimula a região do cérebro chamada lóbulo parietal, que controla o tato e a capacidade de a criança reconhecer objetos.
Esta brincadeira também estimula a coordenação chamada de olho-mão. É preciso muita habilidade para saber a distância do alcance das coisas e conseguir apanhar as fitas. Deixe-o tentar sozinho alcançar as mais distantes e as mais próximas para que ele treine essa coordenação.
O Bernardo curtiu bastante, depois que ele percebeu que além de ver poderia pegar e até colocar na boca as fitas!
É ou não é uma brincadeira mil e uma utilidades e bem simples de fazer? Aproveite muito o tempo junto com seu bebê.
Aqui no blog sempre tem brincadeiras novas para você se divertir e ajudar no desenvolvimento do seu bebê. E se você participar da nossa lista da Newsletter Tempojunto semanal, não vai perder nadinha!
Sou pediatra e gostei muito do seu trabalho ! Gostaria de receber sempre
Att
Oi Lucilia,
Obrigada pelo interesse. Pode deixar que acabei de cadastrar você para receber o nosso email semanal, ok?
beijos,
Patrícia
Gostei das suas dicas ! Gostaria de receber as dicas por email
Obrigada! Acabei de incluir você na nossa lista de emails! Espero que goste 🙂
Boa tarde!!!
A cada dia que passa adoro ainda mais suas dicas!!!
Gostaria de receber mais dicas por email.
Agradeço!
Que bom! Obrigada! Você já está cadastrada. Espero que goste dos nossos emails. Um beijo!
Adorei! Vou testar em casa.
Patricia, você pode me cadastrar para receber os e-mails? Obrigada!!
Legal! Cadastrada!
Fiz e foi muito divertido e gostoso de ver o meu bebê fazendo suas descobertas.
Muito boa a dica.
Que bacana, Jeane! Obrigada por passar por aqui para contar!
Adoro este site muitas ideias pra usarmos aqui na escola de educação infantil, está de parabéns
Obrigada! Bom saber que a gente é útil!
Olá! Mostrei as fitas coloridas para meu bebê de 4 meses, Theo, e ele adorou. Ficou bastante tempo manipulando a fita entre os dedos. A flexibilidade do material parece que está ensinando a ele que tem dedinhos, experiência que poucos brinquedos conseguem oferecer. A atividade, no entanto, deve ser sempre supervisionada. A maior parte das fitas desfia na ponta, podendo soltar fios que podem ser engolidos pelo bebê. Mas é só ficar de olho que tudo dá certo! Obrigada pela dica e pelo trabalho!
Olá, Andrea, que bom que o Theo gostou. Obrigada pelo comentário. De fato a supervisão próxima de um adulto é fundamental para todas as atividades propostas aqui no blog, especialmente no caso de crianças pequenas, até 3 anos. Espero que você continue encontrando ideias interessantes por aqui!
Beijos,
Patrícia
Boa noite!
Gostaria de ser cadastrada para receber novidades!Como faço?
Gostei muito das dicas de vocês!
Olá Maria Laura,
Obrigada pelo elogio e pelo interesse. Acabei de cadastrar você na nossa lista. A partir da semana que vem você receberá o nosso email semanal com o resumo do que postamos na semana, ok?
Espero que goste 🙂
beijos,
Patrícia
Amei as dicas. Parabéns!
Amei as dicas, gostaria de me cadastrar…
Oi Cristiane, tudo bem? Você pode realizar o cadastro neste link: https://oferta.tempojunto.com/assinantes-tempojunto Obrigada