Estimular a visão e o tato do bebê antes dos 6 meses


Mais uma quinta-feira que reservamos para as brincadeiras que você pode fazer na sua casa com bebês pequenos. Desta vez, vou falar de uma alternativa à uma atividade que a Patricia Marinho fez com a Gabi com uma caixa de sapato e fitas. Vamos ajudar a estimular a visão e o tato do bebê ainda na cadeirinha ou bebê conforto.

Você vai precisar apenas de fitas coloridas e de texturas diferentes. Pode ser fita de cetim, de veludo, com pompons, de algodão e de cores diferentes. Você pode encontrar em armarinhos ou ir guardando dos presentes.

O primeiro passo é amarrar bem firme as fitas na alça da cadeirinha do seu bebê. Como eu fiz na foto.

Estimular a visão e o tato do bebê antes dos 6 meses - cadeirinha com fitas

Daí, é só colocar seu filho na cadeirinha e brincar com ele e a descoberta das fitas. O Bernardo aqui na foto ainda não senta com firmeza. O que significa que seu bebê também não precisa saber sentar para esta brincadeira. Olha a curiosidade dele.

Estimular a visão e o tato do bebê antes dos 6 meses - bernardo curioso

Não sei se você sabe, mas os bebês nascem com uma visão ainda por desenvolver totalmente. Nas primeiras semanas, eles só enxergam a 20cm de distância e basicamente sombras em preto, branco e tons de cinza. Com o tempo é que eles começam a diferenciar as cores, começando pelas primárias (azul, amarelo e vermelho).

Estimular a visão e o tato do bebê antes dos 6 meses - bernardo olhando pras fitas

Por isso é legal usar a cadeirinha como apoio desta brincadeira, já que as fitas ficam bem próximas do campo de visão do bebê. Você pode brincar como a Patricia (outra!), a mãe do Bernardo está fazendo: mostrando as cores, falando o nome de cada cor e incentivando a curiosidade natural dele.

Estimular a visão e o tato do bebê antes dos 6 meses - patricia mostrando as fitas

Por outro lado, os bebês nascem com um bom sentido de toque. Então, aproveite para mostrar a ele as diferentes texturas das fitas, dizendo o que é áspero, macio, felpudo, liso. Esta atividade estimula a região do cérebro chamada lóbulo parietal, que controla o tato e a capacidade de a criança reconhecer objetos.

Esta brincadeira também estimula a coordenação chamada de olho-mão. É preciso muita habilidade para saber a distância do alcance das coisas e conseguir apanhar as fitas. Deixe-o tentar sozinho alcançar as mais distantes e as mais próximas para que ele treine essa coordenação.

O Bernardo curtiu bastante, depois que ele percebeu que além de ver poderia pegar e até colocar na boca as fitas!

Estimular a visão e o tato do bebê antes dos 6 meses - bernardo com a fita na boca

É ou não é uma brincadeira mil e uma utilidades e bem simples de fazer? Aproveite muito o tempo junto com seu bebê.

Aqui no blog sempre tem brincadeiras novas para você se divertir e ajudar no desenvolvimento do seu bebê. E se você participar da nossa lista da Newsletter Tempojunto semanal, não vai perder nadinha!

17 Comments

Comente
    • 2
      Patrícia Marinho

      Oi Lucilia,
      Obrigada pelo interesse. Pode deixar que acabei de cadastrar você para receber o nosso email semanal, ok?
      beijos,
      Patrícia

  1. 13
    Andrea Hellena

    Olá! Mostrei as fitas coloridas para meu bebê de 4 meses, Theo, e ele adorou. Ficou bastante tempo manipulando a fita entre os dedos. A flexibilidade do material parece que está ensinando a ele que tem dedinhos, experiência que poucos brinquedos conseguem oferecer. A atividade, no entanto, deve ser sempre supervisionada. A maior parte das fitas desfia na ponta, podendo soltar fios que podem ser engolidos pelo bebê. Mas é só ficar de olho que tudo dá certo! Obrigada pela dica e pelo trabalho!

    • 14
      Patrícia Marinho

      Olá, Andrea, que bom que o Theo gostou. Obrigada pelo comentário. De fato a supervisão próxima de um adulto é fundamental para todas as atividades propostas aqui no blog, especialmente no caso de crianças pequenas, até 3 anos. Espero que você continue encontrando ideias interessantes por aqui!
      Beijos,
      Patrícia

    • 16
      Patrícia Marinho

      Olá Maria Laura,

      Obrigada pelo elogio e pelo interesse. Acabei de cadastrar você na nossa lista. A partir da semana que vem você receberá o nosso email semanal com o resumo do que postamos na semana, ok?

      Espero que goste 🙂

      beijos,
      Patrícia

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.