
Atualizar a brincadeira de antigamente para ser a mamãe “prafrentex”: vivo ou morto
“Prafrentex” é um termo que muita gente não conhece. Veeelhoo, mas que eu uso no meu vocabulário cotidiano. Quer dizer alguém que se atualiza, independentemente da idade, e está sempre cheio de novidades. A dica de hoje tem a ver com isso. É quase um apelo para você não ficar parado no tempo, prestar atenção nas crianças e atualizar a brincadeira de antigamente. Dessa forma, você mostra ao seu filho que se interessa pelas coisas dele.
A Patricia Marinho mostrou maneiras diferentes de brincar de Pega-pega (que ela chama de Piques) tão legais, que você precisa conhecer. Tem até vídeo:
Outro dia, eu ouvi meu filho e algumas crianças aqui do prédio brincando de “Vivo ou Morto“. Pensei “brincadeira legal e super fácil de fazer”. Foi quando ouvi: “Vivo! Panela de pressão! Morto! Minhoca!” Oi?
Pois é. A brincadeira mudou. Ou melhor se atualizou e as crianças incluiram novos elementos. Criativos! E percebi que a novidade já faz parte da brincadeira de outras turmas de crianças. Portanto, para você continuar prafrentex, vai um Guia Prático do Vivo-Morto para os Dias Atuais:
Vivo
Continua igual. Quando o mestre da brincadeira diz “vivo” todos ficam em pé.
Morto
Também permanece. Ao ouvir “morto”, todos se agacham.
Muito vivo
Primeira novidade. O “muito vivo” pula de felicidade. Então, prepare o salto, de preferência com os braços para cima.
Muito morto
Claro que se você pode ficar “muito vivo”, consegue ser também “muito morto”. Como? Deitado no chão.
Panela de pressão
Esta é muito divertida. Ao ouvir o comando, os participantes da brincadeira devem girar em torno de si mesmos, com uma mão no alto da cabeça, fazendo chiiiiiiii ou o barulho da panela de pressão que você conheça.
Minhoca
Neste comando, é preciso ficar de lado, como na foto.
Olha só quantas crianças vieram brincar nos minutinhos que eu levei para aprender os novos comandos e fotografar. Viu como é legar ser “prafrentex”?
Quer outras dicas para você continuar atualizado? Inscreva-se na nossa Newsletter. É gratuito e você recebe semanalmente todas as novidades aqui do Tempojunto e ainda pode guardar o e-mail para consultar depois.
+ Seja o primeiro a comentar
Comente