
Descobrir as cores com canetinha e filtro de café
O mês de março de 2016 tem 5 quintas-feiras e por conta disso eu ganho um dia a mais para trazer uma brincadeira ou de estímulo, ou ao ar livre para você no blog. Bom, resolvi, então mostrar uma experiência com cores que estimula a curiosidade e pode ser feita ao ar livre ou dentro de casa. É a brincadeira da mágica das cores divididas pela água.
Para fazer esta mágica de descobrir as cores, você vai precisar de duas coisas simples que em geral temos em casa:
Filtro de papel de coar café
Canetinha hidrográfica
Além de tesoura e um pote ou prato com água.
Para começar, corte o lado fechado do filtro, deixando apenas uma folha.
A partir deste momento já dá para chamar as crianças. Se você quiser, faça um “clima”, explicando que você recebeu um segredo de mágicos ou bruxos ancestrais e que irá desvendar o segredo das cores, dividindo-as usando apenas água.
Peça para seu filho desenhar uma linha na parte de baixo do filtro com a canetinha. Assim:
O risco não pode ficar muito embaixo, ou a experiência não funciona. Em seguida, coloque a ponta do filtro dentro do pote com água. Tome cuidado para não mergulhar o risco de canetinha na água. Segure nesta posição por cerca de 1 minuto. Deixe secar. Lembre-se de proteger a superfície onde o filtro ficará secando com um papel ou folha de jornal para não manchar seu móvel.
Olha só o que acontece!
Lindo! Dá para ver direitinho quais as cores que foram misturadas para alcançar o tom da canetinha usada. Mágico e divertido, certo? Se seu filho for mais velho, você pode explicar que normalmente a tinta da hidrográfica é feita de uma mistura de cores. Quando o papel absorve a água e toca a tinta, ela se dissolve e se separa. Em ciências, este fenômeno é chamado de cromatografia. Show, né? Descobrir as cores assim é mais legal.
Nós já havíamos usado esta técnica de cromatografia sem saber em outras duas brincadeiras geniais. A Patricia Marinho fez com a Carol uma pintura tipo aquarela usando papel toalha. Ficou muito fofo o resultado. Eu aproveitei a ideia e ampliei para uma brincadeira ao ar livre, usando o mesmo papel toalha e esguicho.
Aqui no blog sempre tem brincadeiras novas para você se divertir e ajudar no desenvolvimento das crianças. E se você participar da nossa lista da Newsletter Tempojunto semanal, não vai perder nadinha!
Adorei essas atividades, voce tem mais sugestões para criança de 2 á 3 anos
Oi Rosilena,
Que bom que você gostou. Claro que temos! Se você for no menu do site ou na busca pode fazer a pesquisa por idade:
http://www.tempojunto.com/category/idade/ja-estou-na-escola-2-a-4-anos/
A minha filha mais nova tem 2 anos e meio e todas as terças posto as brincadeiras que faço com ela.
Beijos,
Patrícia
AMO OS EXPERIMENTOS POSTAM… PARABÉNS.
TENHO UMA TURMINHA BEM BACANA DE 3 A 4 ANOS, QUE NO MOMENTO ESTÃO EM CASA E ESTOU SEMPRE INOVANDO BRINCADEIRAS… ELES AMAM AS EXPERIÊNCIAS…
UM FORTE ABRAÇO.
Oi Roseli, que bom você acompanha o nosso trabalho e curte. Bjs
Estou muito feliz com as ideias de vocês. São minha inspiração. Sou professora de crianças de 4 anos que nesse período estão sem ir à escola, mas todos os dias mando propostas de brincadeiras para eles. Suas postagens estão me ajudando muito. GRATIDAO!!
Obrigada, Vivian