Mais uma brincadeira com bicarbonato de sódio


Depois de ensinar a fazer um vulcão e a erupção colorida, hoje quero mostrar como usar uma brincadeira com bicarbonato de sódio que vai encantar as crianças: o saco que explode.

Explode é maneira de dizer. Não acontece nada perigoso, apenas uma grande lambança. Mas se você fala para as crianças que elas vão fazer alguma coisa explodir, certamente elas vão se interessar.

Uma reação química que encanta

Uma das reações mais simples e mais utilizadas da química é a mistura do bicarbonato de sódio com ácidos. O vinagre, por exemplo, é um ácido. É o princípio que faz o saco explodir. Este fenômeno acontece porque a reação química entre o vinagre e o bicarbonato gera o ácido carbônico e gás carbônico, que provoca as bolhas da “lava”.

Para fazer o experimento de hoje, você vai precisar dos seguintes materiais:
. sacos de ziploc
. corantes de alimentos (facultativo)
. papel toalha
. bicarbonato de sódio
. água
. vinagre
. uma colher de sopa
. uma xícara

Mais uma brincadeira com bicarbonato de sódio - materiais

O primeiro passo é fazer uma trouxinha de bicarbonato de sódio. Para fazer isso, você coloca uma colher e meia de bicarbonato de sódio em uma folha de papel toalha e dobra a folha.

Mais uma brincadeira com bicarbonato de sódio - colocando bicarbonato no papel

Mais uma brincadeira com bicarbonato de sódio - dobrando o papel

Depois você coloca 1/2 xícara de água e 1/4 de xícara de vinagre dentro do saquinho de ziploc. O corante é usado para deixar a mistura colorida. Você pode usar a cor que tiver em casa.

Mais uma brincadeira com bicarbonato de sódio - misturando o corante

Em seguida, basta colocar a trouxinha de bicarbonato dentro do saco e fechar bem. Aí é só esperar um pouco para a reação química acontecer e o saco explodir.

Mais uma brincadeira com bicarbonato de sódio - saco pronto

Dá uma olhada no vídeo para entender o passo a passo e ver a reação das crianças para esta brincadeira com bicarbonato de sódio.

Não sei se você já sabe, mas aqui tem brincadeira nova diariamente. Para você não perder nada, faça parte da nossa lista da Newsletter e receba por e-mail tudo que postamos no Tempojunto.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.