Canapés e risoto para o jantar com os amigos


Oi, aqui é a Patcamargo. Hoje eu vou contar para vocês mais um jeito que eu aproveito o tempo junto para brincar com as crianças na cozinha.

Convidamos alguns amigos para jantar em casa e as crianças sempre querem ajudar a preparar os pratos. Como eles ainda são pequenos, eu divido algumas tarefas e cada um participa do seu jeitinho no jantar com os amigos. Antes de tudo, lavar as mãos.

Da brincadeira surge um canapé e o arroz de cada dia - lavando a mao

Eu já contei como eles ajudam no preparo e tempero das carnes, e agora vou falar de canapés e do arroz bem gostoso que fazemos juntos.

A Potcho, desta vez ficou encarregada das entradinhas. Ela abriu o pacote de torradas e as organizou na travessa de servir. Parece que não, mas a brincadeira está justamente em montar os quadradinhos nas formas mais criativas.

Da brincadeira surge um canapé e o arroz de cada dia - arrumando o canape 2

Ela também colocou os patês nas travessinhas.

Tempero antes do fogo

Na seqüência foi a vez da Cururuca participar. Ela ficou encarregada do risoto. Em geral, eu deixo as crianças colocarem todos os ingredientes na panela, antes de ligar o fogo.

Um fio de azeite para não queimar a manteiga, manteiga, cebola picadinha e alho são algumas coisas que ela já domina tranquilamente. Claro, eu fico sempre junto.

Da brincadeira surge um canapé e o arroz de cada dia - colocando azeite na panela

Da brincadeira surge um canapé e o arroz de cada dia - colocando margarina

Da brincadeira surge um canapé e o arroz de cada dia - colocando tempero 1

Ao ligar o fogo, as crianças se afastam da bancada e aguardam. Conforme eles vão entendendo mais a questão de segurança, eu amplio a participação. Em alguns casos, eu tiro a panela do fogo, coloco no balcão da pia, para que eles acrescentem cuidadosamente outros ingredientes. No caso deste risoto, a Cururuca depois colocou o vinho, a banana e o queijo gorgonzola. Não tem foto, né, porque nestas horas eu fico bem pertinho deles e prefiro me concentrar na panela.

É isso. Na minha opinião, este tempo de explorar na cozinha é super válido, porque os alimentos são peças incríveis de descobertas que as crianças adoram. Além disso, vai que um deles tome gosto pela cozinha? É sempre bom aprender a se virarem sozinhos, não é? 😉

Já vou adiantar a vocês que o próximo Tempojunto na cozinha será mega especial. Estamos renovando a coluna e tenho certeza que você vai amar nossa surpresa. Se você chegou aqui depois do dia 30 de abril, vai encontrar o link para esta surpresa aqui mesmo.

E nossa newsletter? Tem muita gente que faz parte já desta lista exclusiva e recebe semanalmente em seu e-mail os posts da semana e as novidades do Tempojunto. É gratuito, basta se cadastrar.

+ Seja o primeiro a comentar

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.